UPA de Mutum ganha sala de estabilização

Deputado Tiago Ulisses (PV) viabiliza mais de 100 mil reais para o Pronto Socorro.

O Partido Verde de Mutum, visando melhorias na saúde pública municipal, encaminhou ao ao Deputado Estadual Tiago Ulisses (PV-MG) uma antiga e importantíssima demanda, priorizando o equipamento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) que atende a população mutuense nas dependências do Hospital São Vicente de Paulo. 

Após abordagens com vários segmentos sociais no município e, sobretudo, com a administração municipal e profissionais da saúde, foi sugerido pela Comissão Executiva Municipal do PV a aquisição e instalação de uma sala de estabilização (SE) que poderá atender melhor as eventuais situações de urgência e emergência que sempre foram um grande transtorno para a comunidade de Mutum.

A equipe da saúde, liderada pela Secretária Municipal de Saúde Mônica de Siqueira Lucas (PV) comemorou muito a inédita e relevante conquista. "Com a sala de estabilização, será possível atender as eventualidades com pacientes críticos ou gravas, ou seja, aqueles que estejam em risco iminente de perder a vida ou função de órgão ou sistema do corpo, ou ainda, aqueles com com condição clínica frágil decorrente de traumas ou quaisquer condições que requeiram cuidado clínico imediato, cirúrgico etc.", explicou a secretária.

Os esforços para conseguir esses equipamentos tão úteis começaram em 2011, com o apoio do Deputado Tiago Ulisses (PV), quando o representante do PV, Karone Marllus, levou ao então Secretário de Estado de Saúde, Dr.Antônio Jorge, reivindicações consideradas prioritárias na área da saúde e desenvolvimento social. Na ocasião, foi garantido o investimento em aparelhos para fisioterapia, neurologia, terapia ocupacional, fonoaudiologia e psicologia para a clínica médica da APAE de Mutum.

Em agosto de 2013, Tiago Ulisses recebeu em seu gabinete, na ALMG, em Belo Horizonte, uma comitiva mutuense, composta pelo presidente do PV Robson Scherre Laignier, pela então secretária de saúde, Thiara Guimarães H. O. Pôncio (PV), os secretários Genilson Tadeu da Silva e Eliz Regina da Silva Scherre, os vereadores do PV Washington, Nilton Rumão e Cobrinha e o prefeito João Batista Marçal Teixeira. Nessa ocasião, a pauta principal era a viabilização da tão sonhada sala de estabilização.  

O resultado exitoso da articulação foi a assinatura do convênio entre o Executivo Municipal e a Confraria São Vicente de Paulo que permitiu o investimento total de R$ 113.933,34 em modernos aparelhos destinados para a montagem e operacionalização da Sala de Estabilização, para atender a portaria ministerial de n.º 2.338/11 que estabelece as diretrizes e cria mecanismos para a implantação dos componentes de SE da rede de atenção às urgências, configurando assim, mais um significativo passo para proporcionar o atendimento que a população pode a qualquer momento precisar. 

13/12/2013
NOTÍCIAS RELACIONADAS:

PV Mutum articula projetos e investimentos na saúde (2019)






DESTAQUES - Confira as notícias em destaque no site do PV Mutum

Comitiva verde é recebida pelo Deputado Cássio Soares em BH

60 mil reais foram garantidos para a saúde e novos projetos foram iniciados. O Deputado Estadual Cássio Soares (PSD), apoiado pelo PV de ...