ENCOB aborda crise e soluções para gestão das águas

O XVII Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (ENCOB), realizado em Caldas Novas, Goiás, de 04 a 09 de outubro de 2015, teve como tema central "Comitê de Bacia: solução para a gestão das águas" e mobilizou membros de CBHs, especialistas em meio ambiente, lideranças políticas e representantes de diversos segmentos sociais.

Comitiva do CBH Manhuaçu: Gusmar (IMA), Karone (ACE&CDL),
Vininha (Prefeitura Manhuaçu) e Isaura (Presidente CBH)
Karone Marllus (PV), integrando a comitiva do CBH Manhuaçu do qual Mutum  faz parte, participou do evento e disse que o encontro deste ano fortaleceu muito o debate acerca da segurança hídrica e da importância da gestão participativa, integrada e compartilhada desenvolvida pelos 233 Comitês de Bacias Hidrográficas hoje já implantados em mais de 70% do território brasileiro.



"Milhares de pessoas de todas as regiões do Brasil, entre representantes da sociedade civil, do Poder Público Federal, Estadual e Municipal, dos usuários da água, ONGs, Universidades e outros interessados no tema tiveram a oportunidade de trocar idéias, apresentar experiências exitosas de boa gestão dos recursos hídricos, conhecer e avaliar os modelos atualmente aplicados nos Estados brasileiros no que se refere ao gerenciamento das águas. Os Comitês e convidados para o ENCOB discutiram os desafios e identificaram oportunidades para a promoção da gestão integrada das águas, de forma participativa e descentralizada, apontando para toda a sociedade a efetiva sustentabilidade dos recursos hídricos.", ressaltou Karone que é secretário executivo do CBH Manhuaçu e representante da sociedade civil no comitê através da ACE&CDL de Mutum.
Assinatura do Pacto de Paris sobre
água e mudança climática - COP21

Reunião do Fórum Mineiro de Comitês 
de Bacias Hidrográficas
Uma das conclusões do encontro foi a percepção que um dos grandes desafios é, com certeza, a integração de todos os organismos, entes e segmentos que compõem e participam do Sistema Nacional de Recursos Hídricos, para que aconteça sempre uma discussão participativa e compartilhada no setor na busca pela construção de pactos que, em médio e longo prazos, garantam a qualidade e quantidade das águas superficiais e subterrâneas.

Estande do CBH Rio Doce
A corrente e abrupta crise hídrica motivou os participantes do ENCOB a discutir os cenários futuros no que se refere aos recursos hídricos no Brasil e áreas fronteiriças visando estabelecer metas e diretrizes para a efetivação das políticas públicas ligadas à água. Foram debatidos também a integração das políticas federal e estaduais compartilhadamente com os Municípios, apontando as ações necessárias para a implementação de programas e serviços que tragam a recuperação e conservação das águas e um desenvolvimento verdadeiramente sustentável como defende o Partido Verde.

Saiba mais www.encob.org

DESTAQUES - Confira as notícias em destaque no site do PV Mutum

Comitiva verde é recebida pelo Deputado Cássio Soares em BH

60 mil reais foram garantidos para a saúde e novos projetos foram iniciados. O Deputado Estadual Cássio Soares (PSD), apoiado pelo PV de ...