Genilson Tadeu é eleito vice-presidente do CBH Manhuaçu

Genilson Tadeu
Entidade articula a gestão colegiada das águas de 32 municípios da região.

Membro do Partido Verde e Secretário Municipal de Meio Ambiente de Mutum, Genilson Tadeu da Silva tomou posse como vice-presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica (CBH) das Águas do Rio Manhuaçu no dia 27 de outubro de 2015 durante a reunião ordinária do Comitê realizada no município de Ipanema. 

Tadeu é formado em Gestão Ambiental e membro do CBH Manhuaçu desde 2013 representando o Poder Público na esfera Municipal através da Prefeitura de Mutum e, também, é um dos integrantes fundadores do Grupo Gênesis que atua em projetos e ações voltados para a proteção do meio ambiente e promoção do desenvolvimento ecoeficiente. 



Isaura, Senisi, Flávia e Tadeu
Além do vice-presidente Genilson Tadeu (Mutum/Poder Público Municipal), a nova composição da diretoria executiva do CBH Manhuaçu tem como presidente Senisi Rocha (Sociedade Civil/Manhuaçu), secretária-executiva Isaura Paixão (Usuários/Manhuaçu) e secretária-executiva-adjunta Flávia Dias (Sociedade Civil/Manhumirim). 

Também representam o município de Mutum no CBH, o presidente do PV Mutum, Karone Marllus Rocha de Oliveira, como membro titular representando a sociedade civil através da ACE&CDL de Mutum e o Cabo PM Samuel Celos como membro suplente representando o Poder Público Estadual através da Polícia Militar de Meio Ambiente de Minas Gerais. 


O CBH MANHUAÇU
Subcomitê do CBH Rio Doce, o CBH Manhuaçu, criado em 2005, abrange 32 municípios e é responsável pela gestão participativa dos recursos hídricos do Rio Manhuaçu e seus afluentes, tendo como finalidade central manter um ambiente saudável e contribuir para uma melhoria contínua da quantidade e qualidade da água na bacia, propiciando assim condições de vida melhor à comunidade. 

36 membros titulares e 36 suplentes compõem o CBH Manhuaçu, sendo: 18 representantes do Poder Público, divididos de forma paritária entre o Estado e os Municípios da bacia: e 36 representantes de usuários e de entidades da sociedade civil ligadas aos recursos hídricos. 

A Bacia Hidrográfica do Rio Manhuaçu está inserida nas regiões da Zona da Mata e Vale do Rio Doce, em uma área de 9.189 km².  É formada pelas subbacias dos rios Manhuaçu, Mutum, São Luiz, Pocrane, Itueto, José Pedro e Capim, e ainda por pequenos córregos, como Barroso, Barrosinho, Sossego, Natividade, Santana, da Barata e Lorena. 

Um dos programas mais recentes e de grande relevância implementados pelo CBH Manhuaçu é o P41 que trata da universalização do saneamento básico que viabilizou a elaboração de Planos Municipais de Saneamento Básico para os municípios integrantes da bacia.  

Saiba mais:

DESTAQUES - Confira as notícias em destaque no site do PV Mutum

Comitiva verde é recebida pelo Deputado Cássio Soares em BH

60 mil reais foram garantidos para a saúde e novos projetos foram iniciados. O Deputado Estadual Cássio Soares (PSD), apoiado pelo PV de ...