AL MG promove Seminário "Águas de Minas"

"Os Desafios da Crise Hídrica e a Construção da Sustentabilidade" foi o tema da terceira etapa do Seminário Legislativo "Águas de Minas" promovido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) de 29/09 a 02/10 em Belo Horizonte. 

Karone Marllus
Karone Marllus (PV), participou do evento organizado pela Comissão Extraordinária das Águas da ALMG, que reuniu membros de Comitês de Bacias Hidrográficas (CBHs), representantes da Agência Nacional de Águas (ANA), do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM) e de outros órgãos ligados a gestão e uso de recursos hídricos, pesquisadores, estudantes, entre outros convidados, com o objetivo principal de melhor conhecer, discutir e divulgar a conjuntura hídrica, suas limitações e seus potenciais. 

Os subtemas definidos foram: 1- Crise hídrica; 2- Gestão de Recursos Hídricos; 3- Fomento, custeio, receitas e destinação; 4- Saneamento e Saúde; 5- Atividade minerária, indústria e energia; 6- Agricultura, pecuária e psicultura. 


Karone, que esteve representando o município de Mutum no evento, especialmente as organizações da sociedade civil através da ACE&CDL que é membro do CBH Manhuaçu, falou da importância do seminário. "Vivemos hoje uma grande crise hídrica, com situações muito preocupantes e sem precedentes. É um momento de grandes desafios, mas também de muitas oportunidades. É hora de rever conceitos e de mudar atitudes, agindo todos de forma mais efetiva. Nesse seminário, percebemos ainda mais a necessidade de estimular o debate sobre a crise hídrica e os seus impactos no nosso dia a dia. As propostas aprovadas irão subsidiar a elaboração de políticas públicas para permitir uma gestão mais eficaz dos recursos hídricos do nosso Estado.", ressaltou.

O Seminário teve início em abril de 2015 e até junho foram realizadas reuniões preparatórias e através das Comissões Técnicas foram definidas 6 propostas básicas por tema. Com os 9 encontros regionais e a com a consulta pública, pela internet durante o mês de agosto, foi possível incrementar essas propostas com a participação da população. 

Os participantes puderam avaliar a implementação das leis, colher sugestões para aprimorar as políticas públicas nessa área e estimular a educação ambiental, tendo como ponto central apontar ações que visem a promoção efetiva do uso  sustentável da água do Estado, a sua proteção e conservação, enfrentando o crescente desafio de garantir água em quantidade e de qualidade para todos. 

O PV Mutum atua acompanhando de perto os projetos e ações voltados para aos recursos hídricos do município e da região, principalmente quanto ao saneamento básico que é imprescindível para que outras ações sejam implementadas. O Executivo Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, gerida pelo PV, através do CODEMA e da Câmara Municipal que conta com três Vereadores do partido, com o apoio dos CBHs Manhuaçu/Rio Doce e outras entidades parceiras, têm contribuído para que o município  avance, discutindo e adotando medidas importantes para a preservação e proteção dos recursos naturais, principalmente da água.    
 
Clique aqui para saber mais Fotos: CBH Manhuaçu.

DESTAQUES - Confira as notícias em destaque no site do PV Mutum

Comitiva verde é recebida pelo Deputado Cássio Soares em BH

60 mil reais foram garantidos para a saúde e novos projetos foram iniciados. O Deputado Estadual Cássio Soares (PSD), apoiado pelo PV de ...