CBH articula projeto para proteção de nascentes e construção de fossas sépticas


Mutum terá 200 nascentes protegidas e 100 fossas construídas nesta etapa do projeto.  
Genilson Tadeu, Senisi Rocha (Presidente do CBH),
Flávia dias (Secretária adjunta do CBH) e Karone Marllus.
O presidente do PV Mutum, Karone Marllus e o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Genilson Tadeu da Silva (PV), estiveram nesta terça (12), no município de Luisburgo que sediou a 28.ª reunião ordinária do Comitê da BaciaHidrográfica (CBH) das Águas do Rio Manhuaçu, com conselheiros de dezenas de municípios da região, representantes do IGAM, da IBIO Agb-Doce, do CBH Doce e convidados para tratar de temas importantes relacionados à gestão dos recursos hídricos da bacia. 





Expedição à Pedra Dourada
O encontro do CBH começou logo de manhã com uma expedição à Pedra Dourada, onde fica a nascente de um dos principais afluentes do Rio Manhuaçu. A reunião ordinária teve início ás 13:00 horas no Centro de Eventos Maria Leone Pereira tendo como assuntos principais: Contrato de gestão entre IGAM e IBIO, programa “Olhos d’água” do Instituto Terra, acordo da Samarco/Vale e Nota de Mariana, Programa Carbono Zero, Registro histórico do CBH, Fórum Mineiro dos Comitês e o ENCOB - Encontro Nacional de Comitês. Homenagens e a entrega do kit do membro também marcaram o encontro.

Uma das deliberações do encontro foi a articulação para o desenvolvimento de um projeto para proteção de nascentes e construção de fossas sépticas. Mutum terá 200 nascentes protegidas e 100 fossas, numa parceria entre SEMADES, CBH Manhuaçu, Instituto Terra (Programa Olhos D'água), CODEMA e Grupo Gênesis.  Segundo Tadeu o cadastro de produtores a serem contemplados nesta etapa do projeto já está sendo feito em parceria com sindicatos e associações rurais. 


Prefeito de Luisburgo José Carlos Pereira, Karone Marllus,

Tomas Junior (Assessor Comunicação Prefeitura Luisburgo),
Márcio Damaceno (Secret.Mun.Agric.e Meio Ambiente de Luisburgo)
Isaura P. Paixão (Secretária-executiva do CBH Manhuaçu)
O CBH Manhuaçu atua em 32 municípios que compõem a sub-bacia do Rio Manhuaçu da qual Mutum faz parte. A sub-bacia pertence à Bacia do Rio Doce que abrange 228 municípios, sendo 202 mineiros e 26 capixabas. Karone e Tadeu são membros titulares do CBH Manhuaçu representando respectivamente a sociedade civil (ACE&CDL) e o Poder Público Municipal (Prefeitura), sendo que Tadeu é o atual vice-presidente do Comitê sediado no município de Manhuaçu.

Saiba mais detalhes clicando aqui. 
 
Fotos: Prefácio /
Grupo Gênesis.

DESTAQUES - Confira as notícias em destaque no site do PV Mutum

Comitiva verde é recebida pelo Deputado Cássio Soares em BH

60 mil reais foram garantidos para a saúde e novos projetos foram iniciados. O Deputado Estadual Cássio Soares (PSD), apoiado pelo PV de ...