Setor de Humaitá promove mutirão de coleta de lixo

A Associação de Pequenos Produtores Rurais do Setor de Humaitá e Região e o Setor de Humaitá da Paróquia de São Manoel promoveram no último sábado, 16, um grande mutirão de coleta de resíduos provenientes da atividade rural no Distrito de Humaitá. 
.
O Secretário Municipal de Meio Ambiente Genilson Tadeu (PV) e o presidente do Partido Verde de Mutum Karone Marllus participaram do evento representando também o Grupo Gênesis e o Comitê da Bacia Hidrográfica (CBH) das Águas do Rio Manhuaçu.  

Genilson Tadeu e Karone Marllus
Produtores rurais, estudantes e outros voluntários se mobilizaram e recolheram quatro caminhões lotados com uma grande variedade de lixo e outros resíduos que terão a sua destinação correta e deixarão de causar algum impacto no meio ambiente.
.
As atividades desenvolvidas fazem parte de uma proposta de gestos concretos resultado das reflexões a partir da Campanha Ecumênica da Fraternidade de 2016 que chama a atenção dos brasileiros quanto ao cuidado com o meio ambiente, focando o saneamento básico. 

Segundo o presidente da Associação de Produtores, Antonio José Gonçalves, os trabalhos começaram nos dias anteriores com a divulgação e orientação em todo o setor a respeito da separação dos resíduos nas propriedades e o encaminhamento para triagem e condicionamento num local próximo ao armazém da Associação de Produtores na sede do distrito. A divulgação do evento teve o importante apoio dos agentes municipais de saúde, das escolas e igrejas. Às 16:00 horas foi realizada uma palestra com membros do Grupo Gênesis e do CBH Manhuaçu e, em seguida, uma caminhada com cartazes e faixas com temas ambientais. O evento foi encerrado com a celebração de missa na Igreja de São Francisco de Assis presidida pelo Padre José Marcelino.
.
Com o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMADES) e do Comitê da Bacia Hidrográfica (CBH) das Águas do Rio Manhuaçu, o projeto também permitiu a distribuição de centenas de mudas de espécies nativas para recuperação de nascentes. Também foi feito o cadastramento de produtores para o recebimento de material para cercamento de nascentes e construção de fossas sépticas. 

Segundo o secretário Genilson Tadeu, um trabalho de parceria entre a SEMADES e o Instituto Terra de Aimorés, com o apoio do  CODEMA (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente) irá proteger 200 nascentes e construir 100 fossas em Mutum nesta etapa do projeto.

Para Karone Marllus, o trabalho desenvolvido no Distrito de Humaitá foi muito exitoso. "Essa louvável e promissora iniciativa da comunidade de Humaitá deve ser ampliada e alinhada a outros projetos e ações que favoreçam efetivamente o desenvolvimento ecoeficiente no campo e, consequentemente em todo o município. O empenho do Poder Público, a constante colaboração dos proprietários rurais e o apoio da população em geral são fundamentais nessas ações.", ressaltou o presidente que, em sua palestra falou também dos principais programas do CBH Manhuaçu em nossa região, com destaque para o saneamento básico, cujo Plano Municipal está em fase de conclusão pelo Município com o apoio do Comitê."
 
Saiba mais:   
http://campanhas.cnbb.org.br/campanha/campanha-da-fraternidade-2016

Fotos/Informações: Léo Gomes / Grupo Gênesis.

DESTAQUES - Confira as notícias em destaque no site do PV Mutum

Comitiva verde é recebida pelo Deputado Cássio Soares em BH

60 mil reais foram garantidos para a saúde e novos projetos foram iniciados. O Deputado Estadual Cássio Soares (PSD), apoiado pelo PV de ...