Karone Marllus assume Secretaria Municipal de Turismo

O presidente do Partido Verde de Mutum, Karone Marllus Rocha de Oliveira, assumiu no dia primeiro de junho a Secretaria Municipal de Turismo, atendendo o convite feito há alguns meses pelo prefeito João Batista Marçal Teixeira

Karone, que integrou a equipe da administração municipal de 2014 a 2015 como secretário municipal de relações institucionais, foi vice-presidente do Conselho Municipal de Turismo na gestão anterior representando a ACE&CDL, e vem atuando nos últimos anos em vários conselhos, notadamente no Conselho Municipal de Proteção do Patrimônio Cultural e no CODEMA (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente). Como ambientalista e praticante do montanhismo e da canoagem, sempre atuou na promoção do ecoturismo e do turismo de aventura em Mutum e na região. 

Entre as principais proposituras do novo secretário estão ações que visam promover um estudo mais aprofundado acerca das vocações do município nos âmbitos turístico, cultural e socioeconômico, a consolidação do COMTUR (Conselho Municipal de Turismo) e a elaboração do PMT (Plano Municipal de Turismo). "O nosso município de Mutum tem um considerável potencial que pode ser melhor e sustentavelmente explorado, trazendo mais progresso e dando uma melhor qualidade de vida para a população local e para os visitantes. O esporte de aventura, o ecoturismo, o turismo rural, eventos festivos e religiosos e outras atrações podem ser mais desenvolvidos, gerando mais trabalho e renda no município e na região." , ressalta Karone que aposta também em fortes parcerias com instituições governamentais, com a iniciativa privada e com entidades associativas como a ADESC (Agência de Desenvolvimento Econômico e Social do Caparaó), Circuitos Turísticos e outras.

Pedra do Gaspar e Pedra da Invejada
Com a consolidação do Sistema Municipal de Turismo, vislumbram-se, por exemplo, projetos e ações relacionados à beleza cênica, acessibilidade, lazer e uma atenção especial com os cartões portais do municípios como a Pedra Invejada e a Pedra do Gaspar em São Roque, a Pedra Santa em Imbiruçu, a Pedra do Facão em Santa Elisa, além das belas cachoeiras, as chegadas e praças da cidade, o morro do cruzeiro com a construção de um mirante, o uso diversificado da praça de eventos João Costa de Oliveira e inúmeros outros atrativos e eventos contemplando todo o extenso território municipal, envolvendo os mais diversos segmentos sociais da comunidade mutuense. 

Outro foco importante nas primeiras ações da Secretaria Municipal de Turismo (SETUR) são articulações no sentido de promover melhorias estruturais como a formação em turismo e áreas afins com a oferta de cursos profissionalizantes, técnicos e universitários em Mutum, favorecimento do transporte, tanto rodoviário quanto aéreo com a ativação de aeroportos regionais, telefonia móvel em toda extensão territorial do município, ampliação de dispositivos de segurança pública como a instalação de uma unidade do Corpo de Bombeiros em Mutum, a criação do Distrito de Santa Rita e projetos específicos para distritos e povoados e, especialmente, a efetivação da identidade turística municipal que, além de alavancar o desenvolvimento socioeconômico municipal, possa se contrapor ao desagradável e antigo estigma de "terra de matador".

Uma audiência com o Secretário de Estado de Turismo de Minas Gerais está sendo agendada para o final do mês de junho ou primeira quinzena de julho, tendo como pauta demandas e estratégias para o desenvolvimento turístico de Mutum e da região do Território do Caparaó. Segundo Karone, nessa primeira diligência junto ao Governo do Estado o foco será em projetos e ações voltados para a segurança, o transporte, o turismo rural e o turismo de aventura.
06/06/2016

NOTÍCIAS  RELACIONADAS

 

DESTAQUES - Confira as notícias em destaque no site do PV Mutum

Comitiva verde é recebida pelo Deputado Cássio Soares em BH

60 mil reais foram garantidos para a saúde e novos projetos foram iniciados. O Deputado Estadual Cássio Soares (PSD), apoiado pelo PV de ...