Turismo e desenvolvimento socioeconômico regional

PV propõe ações para promover o turismo em Mutum e região. 
 
Karone Marllus com o Secretário de Estado de Turismo, Dr. Fábio Faria
O presidente do Partido Verde, Karone Marllus, que assumiu recentemente a Secretaria Municipal de Turismo, esteve na última quinta-feira (23/06/2016), na sede da SETUR - Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais, na Cidade Administrativa em Belo Horizonte, sendo recebido pelo Secretário de Estado de Turismo, Dr. Ricardo Faria, e pelo Subsecretário de Desenvolvimento Regional, Davi Costa, para abordar estratégias para o desenvolvimento socioeconômico sustentável de Mutum e dos municípios do Território do Caparaó, tendo o turismo como um dos principais instrumentos propulsores. 

Participaram também do encontro o empresário e presidente da ADESC (Agência de Desenvolvimento Econômico e Social do Caparaó), André Farrath, o presidente da ACIAM (Associação Comercial, Industrial e de Agropecuária de Manhuaçu), Marcel Magalhães e o advogado e Conselheiro da ADESC, Igor Lacerda.  

Igor lacerda, Davi Costa, Karone Marllus, Fábio Faria,
André Farrath e Marcel Magalhães
Karone Marllus apresentou ao secretário Ricardo Faria alguns projetos da SETUR (Secretaria Municipal de Turismo de Mutum) ressaltando os potenciais do município, com destaque para o turismo de aventura,  manifestações culturais e religiosas e o turismo rural. A comitiva explanou sobre as principais demandas regionais e algumas propostas visando fomentar o progresso nos municípios do 
Oficio SETUR 001/2016
Território do Caparaó, especialmente no microterritório do qual as cidades representadas fazem parte.  Na conversa foram apresentadas as particularidades de cada região, ressaltando as fragilidades e as potencialidades a serem consideradas em projetos e outros esforços que, através do turismo, pode transformar a região, trazendo mais investimentos e maior renda, aumento dos postos de trabalho e melhores condições de vida para toda a população local e para os visitantes.

Davi Costa, Karone Marllus e Dr. Fábio Faria
Ricardo Faria e Davi Costa se comprometeram com os intentos abordados, deliberando diligências importantes. Aspectos pontuais relacionados ao transporte aéreo e rodoviário, capacitação profissional através do Sistema S, apoio aos circuitos turísticos, especialmente o circuito turístico do Pico da Bandeira, a criação e a manutenção de parques (unidades de conservação nacional, estaduais e municipais), implementações de programas e parceiras foram alguns dos pontos mais defendidos e com perspectivas de bons avanços.

"Na região do Caparaó, Mutum é o maior dos 24 municípios pertencentes ao Microterritório do Manhuaçu com extensão territorial de 1.256 km², tem 6 distritos (Sede, Ocidente, Centenário, Roseiral, Humaitá e Imbiruçu), 4 povoados (Santa Rita, Santa Maria, Santa Efigênia e Lajinha de Mutum) e 54 comunidades rurais. Somos grandes produtores de leite, café e outras culturas, além de termos uma expressiva riqueza em recursos naturais. Nossa relevância nos cenários regional e estadual é evidente mas, precisamos alinhar essa grandeza às nossas potencialidades e, com as articulações certas, atuar todos na promoção do que temos de melhor. E o turismo pode e deve sempre contribuir nesse sentido.", ressaltou o presidente do PV.

SEMINÁRIO REGIONAL
O Secretario Ricardo Faria solicitou à sua assessoria o agendamento de um seminário para o mês de agosto em parceria com a ADESC e Secretarias Municipais de Turismo da região. O encontro terá como temas investimentos, infraestrutura, festivais, qualificação de mão de obra, mobilidade, sinalização e gastronomia. 
27/06/2016
NOTÍCIAS RELACIONADAS: 

DESTAQUES - Confira as notícias em destaque no site do PV Mutum

Comitiva verde é recebida pelo Deputado Cássio Soares em BH

60 mil reais foram garantidos para a saúde e novos projetos foram iniciados. O Deputado Estadual Cássio Soares (PSD), apoiado pelo PV de ...