Mutum poderá ter Pelotão dos Bombeiros

Tenente Flávio Mota, Karone Marllus e Major Nunes
O município de Mutum poderá ser contemplado em breve com uma unidade do Corpo de Bombeiros graças a uma articulação da Secretaria Municipal de Turismo, gerida pelo presidente do PV, Karone Marllus Rocha de Oliveira, juntamente com a ACE&CDL de Mutum e a ADESC (Agência de Desenvolvimento Econômico Social do Caparaó) sediada em Manhuaçu, que mobilizou lideranças da região e órgãos competentes no sentido de ampliar a corporação na área abrangida pelos municípios integrantes do Território do Caparaó.

Karone Marllus solicitando o apoio do Legislativo Municipal
Karone Marllus esteve na Câmara Municipal de Mutum nesta quarta (28/09/16) para comunicar à toda comunidade a possibilidade da instalação dos Bombeiros no município e, também, solicitar o empenho do Legislativo para viabilizar, o mais rápido possível,
Ofício PV 010/2016
as condições necessárias, em âmbito municipal, para trazer a corporação para Mutum. Todos os Vereadores manifestaram apoio e se comprometeram com o intento apresentado.  A Comissão Executiva Municipal do PV entregou o ofício 010/2016 no dia 20/09/2016 ao presidente da Câmara, Washington Torres Hubner de Medeiros (PV), solicitando o seu apoio e da Bancada Verde. 

André Farrath e Karone Marllus na sede da ADESC
Em conversa com o presidente da ADESC, André Farrath, no início do ano, Karone já havia abordado a necessidade do município de Mutum de ter uma unidade do Corpo de Bombeiros, entre outras demandas importantes conforme ofício da SETUR 002/2016. “Somos o maior município da região com mais de 1250 km2 e cerca de 27 mil habitantes. A sede do Pelotão que nos atende fica a mais de 100 km de distância. A instalação dos Bombeiros 
Ofício SETUR 002/2016
em Mutum permitirá um atendimento mais eficaz, não só no extenso território mutuense, mas também aos municípios vizinhos.”, justificou o secretário que ressaltou também que, além da segurança, a presença dos Bombeiros facilitará a emissão de laudos, realização de vistorias, promoção de eventos e outras atividades que poderão atrair mais investimentos e promover melhores condições de vida para a população como um todo.

Karone Marllus, Ten.Flávio Mota, André Farrath,  
Roberto Carlos, Sérgio Corrêa e Allan Lacerda na 
sede do Pelotão dos Bombeiros de Manhuaçu
A primeira reunião da ADESC que teve essa demanda em pauta ocorreu em Manhuaçu no dia 10 de junho, da qual participaram o presidente da Agência André Farrath, o Tenente Flávio Mota, o presidente do PV e representante da ACE&CDL Karone Marllus, o vice-prefeito de Lajinha Sérgio Corrêa, o secretário da fazenda de Lajinha Allan Lacerda e o presidente da Associação Comercial de Lajinha (ACIAL) Roberto Carlos Garcia. Nessa oportunidade ficou definido um encontro com autoridades dos Bombeiros para tratar especificamente da questão.

Encontro da ADESC com autoridades dos Bombeiros e lideranças da região
No dia 11 de agosto de 2016 reuniram-se na Câmara Municipal de Manhuaçu, dirigentes da ADESC, lideranças de alguns municípios da região e representantes dos Bombeiros para abordar a possibilidade da expansão da corporação. Estiveram presentes o presidente da ADESC André Farrath, o Comandante da Companhia Independente do Corpo de Bombeiros de Ipatinga, Major Nunes, o Comandante do Pelotão do CBMMG Tenente Flávio Mota e representantes das prefeituras de Manhuaçu – prefeito Nailton Heringer, de Mutum – Prefeito João Batista Marçal e Secretário de Turismo Karone Marllus, de Espera Feliz – prefeito Carlos Cabral, de Lajinha – vice-prefeito Sérgio Corrêa e secretário da fazenda Allan Lacerda, e dos municípios de Reduto, Simonésia e Luisburgo. Na oportunidade, a ADESC e os representantes dos municípios manifestaram o comum interesse de otimizar a atuação dos Bombeiros em toda a região. O Major Nunes e o Tenente Flávio Mota apresentaram cenário atual quanto ao trabalho da instituição em todo o território abrangido, deixando evidente a grande possibilidade de elevar o pelotão de Manhuaçu para Companhia e, assim, criar novos pelotões em municípios com localização estratégica para viabilizar um melhor atendimento aos demais municípios.

Tenente Flávio Mota do Pelotão de Manhuaçu 
apresentando projetos dos Bombeiros
O Tenente Flávio Mota falou da estrutura do Corpo de Bombeiros de Manhuaçu, que funciona há dez anos e hoje atende 26 municípios. O Tenente destacou as mudanças e vantagens da elevação. “Observamos que a demanda regional ultrapassa a unidade aqui instalada, que é o Pelotão. A elevação ao status de Companhia irá ampliar o número de viaturas e militares e a abertura de novos pelotões”.

Major Nunes da Companhia dos 
Bombeiros de Ipatinga
Segundo o Major Nunes, o encontro mostrou uma coesão muito grande da região e o desejo da comunidade política em torno desse objetivo. “Enxergamos esse desejo como um projeto possível. Vamos levar ao Comando Geral a demanda de Manhuaçu de ser elevada a Companhia e futuramente até de Companhia Independente. Com isso, passa-se a ter necessariamente outros pelotões subordinados a essa estrutura. Temos municípios da região que são alvo futuro de instalação de pelotão, como por exemplo, em Mutum e Espera Feliz. Vamos nos empenhar para que isso seja viabilizado”, detalhou o oficial.

CARTA DO CAPARAÓ
No dia 15 de setembro, num encontro organizado pela ADESC em Manhuaçu com autoridades políticas, empresários e outras lideranças de dezenas de municípios, foi publicada a Carta do Caparaó, um importante documento com demandas relevantes visando o progresso econômico e social do território do Caparaó. 


Além da ampliação do Corpo de Bombeiros, a carta reivindica a instalação na região de uma SUPRAM (Superintendência Regional de Meio Ambiente), reativação de cadeias públicas, implantação do SAMU (Serviço de Atendimento Médico de Urgência) e a oferta de voos regulares para Belo Horizonte e para cidades pólo de Minas Gerais com a devida estruturação do aeroporto de Santo Amaro.

Cap Agnaldo Schuab, Karone Marllus, prefeito João Batista
Marçal Teixeira, Ten.Flávio Mota e Major Nunes
Participaram do encontro de lançamento da Carta do Caparaó dirigentes da ADESC, o Deputado Estadual João Magalhães, a Deputada Estadual Celise Laviola, o Secretário de Estado de Agricultura João Cruz, Secretário de Estado de Desenvolvimento Integrado e dos Fóruns Regionais Fábio Cherem, o Presidente da CODEMIG Marco Antônio Castelo Branco, o Comandante do Corpo de Bombeiros - Cia Independente de Ipatinga, Major Alexsandro Carlos de Oliveira Nunes, Comandante da 72ª Companhia de Polícia Militar - Manhuaçu, Capitão Agnaldo Schuab, Diretora de Gestão Hospitalar da Secretaria de Estado de Saúde, Marineide Gonçalves Araújo, o presidente do PV representado a FEDERAMINAS Karone Marllus, o presidente da ACIAM Silvério Afonso Júnior, Provedor do Hospital César Leite Sebastião Onofre Carvalho, o Presidente da OAB Manhuaçu Dr. Alex Barbosa de Matos, além de prefeitos e secretários municipais de cerca de 15 municípios pertencentes Território do Caparaó, especificamente ao microterritório do Manhuaçu que abrange 24 municípios.

A efetivação dessa relevante conquista da comunidade mutuense ocorrerá assim que o Pelotão de Manhuaçu for transformado em Companhia e que o Governo Municipal, juntamente com os órgãos competentes, tomem as providências necessárias quanto à infraestrutura e outros aspectos administrativos.
.
Fotos: ADESC / Câmara Municipal de Mutum / Léo Gomes.

NOTÍCIAS RELACIONADAS:

DESTAQUES - Confira as notícias em destaque no site do PV Mutum

Comitiva verde é recebida pelo Deputado Cássio Soares em BH

60 mil reais foram garantidos para a saúde e novos projetos foram iniciados. O Deputado Estadual Cássio Soares (PSD), apoiado pelo PV de ...