Rede Vidas promove Fórum de Desenvolvimento Sustentável do Território Rio Doce Krenak

Recuperação da Bacia do Rio Doce foi um dos principais assuntos abordados no evento.
Aconteceu na tarde desta sexta (25/11/2016), em Itueta (MG), o 9.º Fórum de Desenvolvimento Sustentável do Território Rio Doce Krenak que abrange nove municípios: Aimorés, Conselheiro Pena, Ipanema, Itueta, Mutum, Pocrane, Resplendor, São Geraldo do Baixio e Santa Rita do Itueto.

Genilson Tadeu, Marcelo Gonçalves (Analista SEBRAE), Prefeito João Batista
Marçal, Washington Fernandes (Técnico Rede Vidas) e Karone Marllus
Mutum esteve representado no evento pelo prefeito João Batista Marçal Teixeira, pelo Secretário Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Genilson Tadeu Silva, pelo presidente do PV e Secretário Municipal de Turismo, Karone Marllus Rocha de Oliveira e pelo produtor rural Genadir Carvalho

O Fórum reuniu inúmeras lideranças políticas e da sociedade civil organizada, consultores e especialistas em vários segmentos, estudantes e outros convidados para debater estratégias visando o progresso social e econômico dos municípios do território a partir de práticas sustentáveis e, principalmente, através do associativismo.

A crise hídrica, projetos de integração TRDK, programas da Fundação Renova para enfrentamento das consequências do desastre de Mariana, cooperativismo, projetos e ações da Rede Vidas foram os principais assuntos abordados pelos participantes do Fórum. 

Cyntia Carreiro Boechat
Presidente Rede Vidas

A presidente da Rede Vidas, Cyntia Carreiro Boechat, destacou algumas conquistas e ações em andamento como programas de proteção de nascentes, apoio a apicultura e o reconhecimento do Território por parte do Governo Federal em maio de 2016. 

Na ocasião, foi assinado um importante convênio da Rede Vidas com a Fundação Banco do Brasil no valor de 250 mil reais com o objetivo de promover a construção de barraginhas em alguns municípios.

Pronunciamento do Prefeito de Mutum, João Batista Marçal.
O prefeito João Batista Marçal falou da relevância do fortalecimento da integração dos municípios e do esforço conjunto na busca por conquistas de interesse comum. Marçal destacou a necessidade da conclusão do asfaltamento do trecho de apenas 28 km que liga Mutum à BR474, frisando que isso favorecerá muito o crescimento dos municípios do território.

Mutum tem participação significativa no projeto da Rede Vidas voltado para o fortalecimento da apicultura em que o município é responsável por 70% do mel fornecido, sendo vencedor de vários concursos de qualidade
.
Karone Marllus
Karone Marllus, que participou do encontro representando também a ACE&CDL de Mutum, considera muito exitosa a atuação da Rede Vidas em prol do progresso regional e que os municípios do território podem e devem investir mais no turismo como mecanismo de desenvolvimento da região, principalmente nas áreas rural, ecológica e dos esportes de aventura. 

Marcelo Gonçalves
Segundo o analista do SEBRAE Minas em Aimorés, Marcelo Gonçalves, o objetivo maior da parceria é criar uma militância e um fórum permanente de discussão entre o poder público e a sociedade organizada, sobre a importância de trabalhar ações conjuntas para o desenvolvimento do território. “Esperamos capacitar as lideranças para fomentar uma convivência e uma forma de pensar focada no bem coletivo”. 

A realização do 9.º Fórum de Desenvolvimento Sustentável contou com a parceria do SEBRAE e com o apoio Vale, da Fundação Renova e da Petrobrás.

Saiba mais sobre a Rede Vidas em www.redevidas.org.br

DESTAQUES - Confira as notícias em destaque no site do PV Mutum

Comitiva verde é recebida pelo Deputado Cássio Soares em BH

60 mil reais foram garantidos para a saúde e novos projetos foram iniciados. O Deputado Estadual Cássio Soares (PSD), apoiado pelo PV de ...