Rede de Comércios Protegidos é implantada em Mutum

A Polícia Militar de Minas Gerais, a Associação Comercial e Empresarial (ACE) e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Mutum estão implantando em parceria, no município de Mutum, a Rede de Comércios Protegidos. O projeto que visa promover a segurança pública principalmente nas áreas comerciais, envolvendo empresários, funcionários e outros parceiros numa grande rede que tem como premissas ações preventivas e outras estratégias.

Empresários, diretores das duas entidades e policiais militares do 3º Pelotão da 29ª Companhia da PMMG se reuniram no dia 26 de janeiro, no auditório da Casa da Cultura, para abordar os procedimentos para instalação da rede em Mutum.

Karone Marllus representando os comerciantes
Na abertura, o diretor da ACE&CDL, Karone Marllus Rocha de Oliveira, apresentou os principias projetos da entidade voltados para a segurança, destacando, além da Rede de Comércios Protegidos em parceria com a PMMG, a possibilidade da vinda dos Bombeiros e a regulamentação das feiras itinerantes e da prática do comércio ambulante no município, resultados da articulação da ACE&CDL juntamente com a ADESC (Agência de Desenvolvimento Econômico e Social do Caparaó) e a Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Turismo, gerida pelo PV na gestão 2013-2016. “A segurança é um fator importante na promoção do desenvolvimento socioeconômico e qualquer comunidade. ACE&CDL têm sempre buscado abordar e estabelecer mecanismos efetivos nesse sentido e essa nova parceria com a Política Militar irá colaborar muito para a promoção da segurança no meio comercial, bem como para a população como um todo”, destacou o empresário.

Tenente Nazareno Rodrigues
O Tenente Nazareno Rodrigues e o Sargento Wantuil Soares fizeram uma apresentação do projeto da Rede de Comércios Protegidos.  Segundo o Tenente, a Rede tem como objetivos principais proporcionar melhores condições para a promoção da segurança. “Com ações planejadas e a devida colaboração dos envolvidos, podemos reduzir a vulnerabilidade dos estabelecimentos comerciais, coibindo a ação delituosa com procedimentos preventivos e proativos”, ressaltou o militar.

Prefeito João Batista Marçal
O Prefeito João Batista Marçal Teixeira participou do encontro e manifestou pleno apoio ao projeto. “Ações bem estruturadas como essa colaboram muito na manutenção da segurança e da ordem pública. A Polícia Militar e a ACE&CDL estão de parabéns pela iniciativa e podem contar com o Governo Municipal para o que for necessário e possível no sentido contribuir para o sucesso da rede”, afirmou.

Além das ações já executadas pela Polícia Militar em todo o município, a Rede irá intensificar a vigilância e a interação entre os comerciantes participantes do projeto, promovendo reuniões periódicas para orientações e troca de informações que possam contribuir para um ambiente mais seguro, favorecendo não só os comerciantes e funcionários, mas também, os seus clientes e a população em geral.

A implantação e a manutenção da rede não geram custo para os participantes e a adesão é voluntária.

Foram feitos os primeiros cadastros de empresas que comporão a Rede de Comércios Protegidos. A sede do município foi dividida em setores para aumentar a eficiência das ações da rede.

Cada setor tem um responsável por mobilizar os comerciantes cadastrados na rua, quarteirão ou bairro, de acordo com o número de estabelecimentos e fluxo de pessoas.
Várias medidas serão adotadas por todos os participantes da rede, como por exemplo:
- Reuniões periódicas para orientação e troca de informações;
- Fixação de uma placa no recinto da empresa indicando a participação na rede;
- Canais de comunicação específicos entre os integrantes da rede e a Polícia Militar;
- Sinais de alerta para situações suspeitas e comunicação imediata de ocorrências delituosas;
- Viabilização de novas parcerias para o fortalecimento da rede.

Após o cadastramento das empresas interessadas em participar do projeto será realizada uma cerimônia de entrega das placas que irão identificar os participantes da rede e, em seguida, outras atividades serão realizadas com o intuito de consolidar a Rede de Comércios Protegidos de Mutum.

NOTÍCIAS RELACIONADAS:
Fonte: ACE&CDL / SETUR.   Fotos: Léo Gomes (MutumOnline.com)

DESTAQUES - Confira as notícias em destaque no site do PV Mutum

Comitiva verde é recebida pelo Deputado Cássio Soares em BH

60 mil reais foram garantidos para a saúde e novos projetos foram iniciados. O Deputado Estadual Cássio Soares (PSD), apoiado pelo PV de ...