CBH Manhuaçu reúne-se com o Prefeito de Mutum

Aconteceu na manhã do dia 3 de março um encontro com integrantes do Comitê da Bacia Hidrográfica (CBH) das Águas do Rio Manhuaçu com o prefeito de Mutum, João Batista Marçal Teixeira, com o vice-prefeito Eduardo Fonseca Teixeira, alguns secretários municipais e outros convidados para tratar de projetos e novas parcerias para ampliar as ações para uma melhor gestão dos recursos hídricos de Mutum e de outros 31 municípios que fazem parte da bacia.

Participaram da reunião, realizada em Mutum no gabinete do prefeito, o presidente do CBH Manhuaçu, Senise de Almeida Rocha, o secretário municipal de meio ambiente, Genilson Tadeu Silva (PV) que é o atual vice-presidente do CBH, a secretária-executiva do comitê, Isaura Paixão, a secretária-executiva adjunta Flávia Dias, o presidente do PV Mutum e representante do município no CBH Karone Marllus Rocha de Oliveira, a secretária municipal de desenvolvimento social Eliz Regina da Silva Scherre (PV), o secretário municipal de transporte e obras públicas Lenir José da Silva, o representante da COPASA Macone Gomes e a técnica do Instituto Terra Tatiane Correa.

Na oportunidade, foram abordados os significativos avanços decorrentes das ações do Comitê em parceria com a prefeitura e com outras instituições como a elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico, a recuperação e proteção de nascentes, a construção de fossas sépticas, a instalação de irrigâmetros na zona rural e a promoção e vários eventos nos últimos anos em Mutum, bem como nos dezenas de municípios componentes da bacia. A diretoria do CBH apresentou também as prioridades do plano de ação da entidade que serão desenvolvidas a partir de 2017.
Segundo Genilson Tadeu o foco dos planos para a gestão municipal 2017-2020 na área ambiental será a busca de mecanismos para a efetiva implementação do Plano Municipal de Saneamento Básico e, em parceria com o CBH, intensificar os programas que visam ampliar a quantidade e a qualidade da água em todo o município. "Já avançamos bastante nos últimos anos mas, ainda temos muito trabalho pela frente. Estamos estruturando os aspectos legais, técnicos e administrativos do Sistema Municipal de Meio Ambiente para dar as condições de viabilizar outros projetos importantes. Com boas parcerias e com o apoio da população podemos avançar mais na conquista do progresso que almejamos e no respeito ao meio ambiente.", ressaltou o secretário.

Subcomitê do CBH Doce (www.cbhdoce.org.br), o CBH Manhuaçu (www.cbhmanhuacu.org.br) é um órgão colegiado composto por representantes da sociedade civil, do poder público e dos usuários da água dos municípios que fazem parte da bacia hidrográfica do Rio Manhuaçu, cujo território tem aproximadamente 300 mil pessoas. O principal objetivo da entidade é atuar em prol de um ambiente saudável, contribuindo para a melhoria quantitativa e qualitativa da água na bacia, propiciando condições melhores de vida à comunidade. 
 04 / 03 / 2017
Fotos: Prefeitura de Mutum / Léo Gomes.

NOTÍCIAS  RELACIONADAS: 
Câmara aprova Lei do Plano Municipal de Saneamento Básico de Mutum (27/10/2016)

DESTAQUES - Confira as notícias em destaque no site do PV Mutum

Comitiva verde é recebida pelo Deputado Cássio Soares em BH

60 mil reais foram garantidos para a saúde e novos projetos foram iniciados. O Deputado Estadual Cássio Soares (PSD), apoiado pelo PV de ...