Estratégias regionais em saneamento básico em pauta

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé, barba e área interna
Karone Marllus, João Batista Marçal e André Farrath
Aconteceu na manhã desta quarta-feira (05/04/2017) em Manhuaçu, na sede da  ADESC (Agência de Desenvolvimento Econômico e Social do Caparaó), um encontro com a participação do prefeito de Mutum João Batista Marçal Teixeira, acompanhado do representante da ADESC em Mutum e presidente do PV Mutum, Karone Marllus Rocha de Oliveira e do presidente da agência, André Farrath, para abordar estratégias visando promover o desenvolvimento regional, envolvendo alguns municípios pertencentes do Território de Desenvolvimento do Caparaó.
Um dos principais assuntos tratados foi a busca por mecanismos para realização de estudos para a viabilização de um aterro sanitário consorciado na região para atender melhor a demanda de dezenas de cidades. A intenção inicial é fazer levantamentos nos municípios vislumbrando diminuir os custos de implantação dos projetos e programas, reduzindo o impacto ambiental e otimizando a ações a partir de convênios e parcerias entre os municípios. 
O presidente da ADESC, André Farrath, apresentou os planos da agência no sentido de fomentar o progresso sustentável na região. "Almejamos, especialmente, garantias para a captação de recursos, celebração de convênios e outras ações em saneamento básico, envolvendo o manejo de resíduos sólidos, fornecimento de água potável, drenagem pluvial e esgotamento sanitário, conseguindo uma melhor relação de custo-benefício para todos os envolvidos.", afirmou.
O prefeito João Batista Marçal ressaltou que a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semades), gerida por Genilson Tadeu Silva (PV), está empenhada na promoção de soluções quanto ao saneamento básico, destacando que o município de Mutum já tem pronto e transformado em Lei o seu Plano Municipal de Saneamento Básico, concebido com o apoio do CBH Manhuaçu, entre outras iniciativas importantes.
Para o presidente do PV, Karone Marllus, o encontro sinalizou relevantes avanços. "Neste momento é fundamental a mobilização das lideranças dos municípios da região no sentido de proporcionar uma ampla discussão e definir meios mais viáveis e eficazes na solução dos recorrentes problemas ambientais e, em especial, o enfrentamento dos desafios provenientes da necessidade do saneamento básico em cada município da nossa região.", frisou. 
Foto: ADESC.

DESTAQUES - Confira as notícias em destaque no site do PV Mutum

Comitiva verde é recebida pelo Deputado Cássio Soares em BH

60 mil reais foram garantidos para a saúde e novos projetos foram iniciados. O Deputado Estadual Cássio Soares (PSD), apoiado pelo PV de ...