CBH Manhuaçu promove reunião em Mutum

O projeto de revitalização do Rio São Manoel esteve em pauta no encontro.
Membros do Comitê da Bacia Hidrográfica Águas do Rio Manhuaçu (CBH Manhuaçu) reuniram-se no dia 1.º de junho de 2017 no município de Mutum para abordar estratégias para a gestão dos recursos hídricos da região que compreende 32 municípios.  

A 34.ª Reunião  Ordinária do CBH, que ocorreu no salão paroquial, teve como principais assuntos abordados o Projeto de Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Manoel, o 5.º Encontro de Educação Ambiental para Gestão das Águas ocorrido em Brasília e o processo eleitoral 2017-2021 para a composição do comitê. 

O encontro contou com a presença dos secretários municipais Ana Lúcia de Faria (Administração), representando o prefeito João Batista Marçal Teixeira, Sandra Guter Ferreira Teixeira (Educação) e Genilson Tadeu Silva (Meio Ambiente) que é o atual vice-presidente  do comitê. A condução do cerimonial ficou por conta de Karone Marllus Rocha de Oliveira que é membro titular do CBH. Na mesa de honra estiveram também o presidente do Comitê Senisi Rocha, a secretária-executiva Isaura Pereira Paixão e a secretária-adjunta Flávia Dias. 

O presidente do CBH Manhuaçu, Senisi Rocha, destacou os programas prioritários e as últimas ações realizadas com o apoio do Comitê nos municípios da bacia do Manhuaçu e, também, na macrobacia do Rio Doce, como a busca e aplicação de recursos, efetivação de parcerias, realização de eventos institucionais, recomposição de APPS e nascentes e universalização do saneamento
O secretário municipal de meio ambiente Genilson Tadeu Silva, representante do Poder Público Municipal no CBH, falou dos avanços ocorridos na gestão da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMADES) com o apoio do CODEMA, ressaltando a recente aprovação do Código Ambiental Municipal de Mutum e diligências importantes no sentido de desenvolver o saneamento ambiental rural no município

Karone Marllus fez a apresentação institucional do município de Mutum, destacando as riquezas naturais e ecoturísticas e, também, explanou sobre o andamento das atividades do Projeto de Revitalização da Bacia do Rio São Manoel promovido pela Paróquia de São Manoel em parceria com a SEMADES e Grupo Gênesis. Karone falou também do projeto "Navegar é preciso" do Grupo Gênesis que consiste em percorrer de caiaque todos os cursos d'água navegáveis do município, fazendo mapeamentos e mobilização quanto a preservação dos recursos hídricos. Já foram navegados mais de 100 km pelo Grupo. 


Por ocasião do início da Semana do Meio Ambiente, alunos da Escola Municipal de Educação Infantil Gentil Simões Caldeira fizeram uma bela apresentação artística chamando a atenção para as questões ambientais.

Também participaram da reunião representantes do IGAM (Instituto Mineiro de Gestão das Águas), da IBIO-AgbDoce, do CODEMA de Mutum, do Grupo Gênesis e de instituições de dezenas de municípios.

O CBH MANHUAÇU
O Comitê da Bacia Hidrográfica (CBH) Águas do Rio Manhuaçu foi criado no dia 02/02/2005 pelo Decreto Estadual N.º 43.959, alterado pelo Decreto Estadual N.º 43.989, de 21/03/2005. Integrando o Sistema Estadual de Gerenciamento de Recursos Hídricos, o Comitê tem caráter normativo, deliberativo e consultivo, sendo responsável pela gestão participativa dos recursos hídricos da região, visando manter um ambiente saudável e contribuir para a melhoria da qualidade e quantidade da água e na qualidade de vida das pessoas.

O CBH Manhuaçu é composto por 72 membros entre titulares e suplentes, tendo representantes do Poder Público (Estadual e Municipal) e representantes dos usuários e de entidades da sociedade civil ligadas aos recursos hídricos. 

A Bacia Hidrográfica do Rio São Manoel, do município de Mutum, é o segundo maior contribuinte da Bacia do Rio Manhuaçu, com 1.153km² de área de drenagem e vazão média histórica de 2.300 litros por segundo. 

Saiba mais sobre o CBH acessando www.cbhmanhuacu.org.br 
.
     

   


     

   

DESTAQUES - Confira as notícias em destaque no site do PV Mutum

Comitiva verde é recebida pelo Deputado Cássio Soares em BH

60 mil reais foram garantidos para a saúde e novos projetos foram iniciados. O Deputado Estadual Cássio Soares (PSD), apoiado pelo PV de ...