Membros do CODEMA de Mutum tomam posse

Na manhã do dia 31 de maio de 2017 ocorreu, na sede da UAITEC de Mutum, a reunião ordinária do Conselho Municipal de Conservação e Defesa do Meio Ambiente (CODEMA) e, na ocasião, tomaram posse os conselheiros que atuarão no período de 2017 a 2019. 

Karone Marllus, Genilson Tadeu e Izabel Gonçalves
Após a posse dos membros do colegiado, foi escolhida a nova diretoria executiva do conselho, sendo reconduzido à presidência o secretário municipal de meio ambiente Genilson Tadeu da Silva, tendo como vice-presidente o empresário e ambientalista Karone Marllus Rocha de Oliveira e como secretária-executiva a bióloga Izabel Gonçalves Monteiro.

Compõem o CODEMA os seguintes membros e suas respectivas instituições:  

DO PODER PÚBLICO:
1 - Titular: Genilson Tadeu Silva (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - SEMADES). Suplente: Olívio de Souza Araújo (SEMADES).
2 - Titular: Izabel Gonçalves Monteiro – (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Trabalho - SMDST). Suplente: Ângelo Soares Teixeira (Secretaria Municipal de Saúde).
3 - Titular: Tarciso Corrêa de Oliveira (Câmara Municipal de Mutum) Suplente: Juarez Calixto da Silva (Câmara Municipal de Mutum). 
4 - Titular: Mário Teixeira de Souza (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural EMATER-MG). Suplente: Geraldo Honorato de Souza Neto (Instituto Mineiro de Agropecuária - IMA).
5 - Titular: Marcio Lima do Amaral (Instituto Estadual de Florestas - IEF).   Suplente: Luciana Lopes de Souza (IMA). 
6 - Titular: Etelvino Honorato de Amorim (Companhia de Companhia de Saneamento de Minas Gerais - COPASA). Suplente: Marcone Lopes Moreira Gomes (COPASA).

DA SOCIEDADE CIVIL ORGANIZADA
1 - Titular: Oslher José de Oliveira (Associação dos Pequenos Produtores do Caracol e Região).  Suplente: Rodrigo da Silva Vicente  (Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Mutum-MG)

2 - Titular: João Batista da Silva (Associação dos Pequenos Produtores Rurais do Setor de Humaitá e Região).  Suplente: Ronaldo Lopes Dutra (Associação os Pequenos Produtores Rurais do Setor de Humaitá e Região).

3 - Titular: Johnny Mauro de Oliveira Prates (Associação Comunitária de Radiodifusão e Desenvolvimento Cultural). Suplente: Marília Cândida Silva Barbosa (Associação Comunitária de Radiodifusão e Desenvolvimento Cultural). 
4 - Titular: Karone Marllus Rocha de Oliveira (Associação Comercial e Empresarial de Mutum - ACE).  Suplente: Thiarlem Patrício Generoso (Sindicato dos Produtores Rurais de Mutum).   
5 -Titular: Maria Helena Fonseca de Castro (Sociedade Roupeiro dos Pequeninos). Suplente: Maria Beatriz Von Randow Teixeira (Confraria de São Vicente de Paulo).
6 -Titular: Itamar Rosa de Arruda (Loja Maçônica Professor Odilon Sabino do Carmo). Suplente: Robson Scherre Laignier (Loja Maçônica União Mutuense 17 de Maio).

O presidente do CODEMA, Genilson Tadeu, que é formado em gestão ambiental e secretário de organização do PV Mutum, fez um balanço dos trabalhos realizados pelo conselho desde sua implantação e apresentou novas propostas que serão trabalhadas nos próximos meses. "Apesar dos desafios e das crescentes demandas na área ambiental, conseguimos avanços na estruturação do Sistema Municipal de Meio Ambiente, com a concepção de instrumentos legais, em recursos humanos e, especialmente, com o empenho das pessoas que compõem o CODEMA que muito contribuem para uma melhor concretização das políticas públicas ambientais e em muitas outras atividades que têm promovido grandes conquistas.", declarou o presidente do conselho. 

Para o presidente do PV Mutum, Karone Marllus, que assume a vice-presidência do conselho, o papel do CODEMA é essencial como ferramenta de participação popular na gestão pública dos recursos voltados para o meio ambiente. "A atuação comprometida desse colegiado ambiental é fundamental para promover, de forma efetiva, planos e ações para a proteção e manutenção dos recursos naturais do município e, ao mesmo tempo, colaborar muito na promoção de melhores condições de vida para a população.", enfatizou.

O conselheiro Oslher José de Oliveira, representante da Associação dos Pequenos Produtores do Caracol e Região, com sede no Distrito de Imbiruçu,  ressaltou a importância da participação dos pequenos produtores rurais na discussão dos problemas e soluções ambientais, considerando como fator determinante o envolvimento de diversos segmentos, principalmente dos produtores da agricultura familiar.

O vereador do Partido Verde, Juarez Calixto da Silva, conselheiro suplente, representando a Câmara Municipal, falou da importância do CODEMA no suporte das atividades legislativas e de fiscalização quando o assunto é meio ambiente. O parlamentar colocou-se à disposição na interlocução do Conselho com o Legislativo Municipal e, também, com o Executivo por ser o Líder do Governo na Câmara.


Fotos: Léo Gomes.

NOTÍCIAS  RELACIONADAS:
Código Ambiental Municipal de Mutum é aprovado na Câmara 
Mutum implanta Sistema Municipal de Meio Ambiente
Câmara aprova Lei do Plano Municipal de Saneamento Básico de Mutum
Lei 857/2014 - Lei da Política de Meio Ambiente
Lei 847/2014 - Lei que cria o CODEMA

DESTAQUES - Confira as notícias em destaque no site do PV Mutum

Comitiva verde é recebida pelo Deputado Cássio Soares em BH

60 mil reais foram garantidos para a saúde e novos projetos foram iniciados. O Deputado Estadual Cássio Soares (PSD), apoiado pelo PV de ...