Mutum desenvolve projeto de educação em saúde ambiental

Em parceria com a FUNASA,  o município visa a inclusão dos catadores de materiais recicláveis, implantar um sistema de coleta seletiva e organizar os catadores em cooperativas ou associações.
Visita à comunidade ribeirinha do Rio São Manoel. Atividade: extração de areia.

No período de 21 a 24 de agosto último, estiveram em Mutum os técnicos da FUNASA (Fundação Nacional de Saúde), Ana de Oliveira Guedes, Jane Campos Rocha Santana e Ely Alves de Souza, em trabalho conjunto com a equipe de servidores municipais encarregada da execução do Projeto de Educação em Saúde Ambiental, com a finalidade de orientar e promover discussões voltadas para os ajustes necessários à readequação do mesmo e a sua consequente revalidação como objeto do convênio n.° 245/2015, firmado entre o município e aquele órgão do Ministério da Saúde. Além das informações teóricas, que muito contribuíram para o embasamento da equipe multidisciplinar designada em portaria municipal, os técnicos da FUNASA realizaram visita de campo, conhecendo locais e moradores que serão contemplados com ações do projeto.

Oficina entre técnicos da FUNASA e equipe de trabalho.
O intenso trabalho, desenvolvido em parceria com a FUNASA, com o apoio do CBH Águas do Rio Manhuaçu e do Grupo Gênesis, continua com os servidores municipais sob a coordenação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMADES). 

A Comissão do Projeto de Promoção da Educação Ambiental é composta pelos servidores Ângelo Soares Teixeira, Aline Matis de Souza, Eliz Regina da Silva Scherre, Genilson Tadeu da Silva, Janeth Rodrigues Batista, Janio Pereira Coelho, Laciê Basilio de Paula Freitas, Michel de Almeida Lucas, Olívio de Souza Araújo, Rita de Cássia Oliveira e Verônica Raquel Teixeira Gomes.


O Prefeito João Batista Marçal Teixeira (PT) manifestou através de ofício o interesse em ratificar o convênio, para que o projeto seja viabilizado com as respectivas adequações, já que a sua execução irá beneficiar, tanto pelo aspecto da inclusão social com geração de renda, como por promover uma inadiável mudança de atitude em direção à coleta seletiva, necessária para a melhoria da qualidade de vida da população mutuense e ainda, em cumprimento à Lei n° 921 de 27 de outubro de 2.016, que estabelece as ações a serem implantadas pelo Plano Municipal de Saneamento Básico do município.

O Projeto de Educação em Saneamento Ambiental, firmado em 2015 com a FUNASA, será, portanto, submetido com as proposições a serem inseridas como adendo, para apreciação daquele órgão e, ratificado, estará sob responsabilidade das seguintes secretarias e seu respectivos representantes, designados pela Portaria n° 214 de 04 de setembro 2017.

Tadeu é eleito vice-presidente do CBH Manhuaçu
Genilson Tadeu Silva (PV)
O Secretário Municipal de Meio Ambiente de Mutum, Genilson Tadeu Silva  (PV), ressaltou a importância do projeto para a comunidade mutuense. “A ideia é criar em todos os bairros o sistema de coleta seletiva. Inicialmente a proposta é implantar um projeto piloto na comunidade ribeirinha, a gente quer que ao longo dos dias o projeto cresça por todo o município. O importante é que o cooperativismo seja auto-sustentável, para o município, é uma economia que gera mais emprego e renda além de menos lixo no meio ambiente, para os cooperados é a inclusão social e a dignidade no trabalho e para a dona de casa, é a satisfação de colaborar para a organização continuada dos seus afazeres de higienização do seu lar. Nestes primeiros passos estamos tendo um retorno muito bom dos segmentos sociais. As pessoas gostaram da ideia, tanto no aspecto financeiro, como social, de saúde e ambiental.”. declarou o secretário que é o atual vice-presidente do CBH Manhuaçu.
FOTOS:  SEMADES. 

NOTÍCIAS  RELACIONADAS:
Código Ambiental Municipal de Mutum é aprovado na Câmara

DESTAQUES - Confira as notícias em destaque no site do PV Mutum

Comitiva verde é recebida pelo Deputado Cássio Soares em BH

60 mil reais foram garantidos para a saúde e novos projetos foram iniciados. O Deputado Estadual Cássio Soares (PSD), apoiado pelo PV de ...