Univértix promove Fórum Regional de Educação Ambiental

A Faculdade Vértice - Univertix promoveu na última sexta-feira (20) o XXVI Fórum Regional de Educação Ambiental e ForEA Acadêmico  na sede da instituição no município de Matipó (MG). O evento, que mobilizou estudantes, professores e convidados especialistas, teve como temas principais a Agroecologia e a gestão dos recursos hídricos.

O presidente do PV Mutum, Karone Marllus e o secretário municipal de meio ambiente, Genilson Tadeu (PV), participaram do Fórum representando o município de Mutum e, também, o Comitê da Bacia Hidrográfica (CBH) do Rio Manhuaçu do qual são integrantes. 

Nenhum texto alternativo automático disponível.Com uma programação muito rica, o evento teve duas palestras, onze oficinas e o encontro de gestores. A "Fraternidade para um mundo melhor" e a "Transição do sistema convencional para o agroecológico" foram os temas das palestras.  Escassez de água, segurança alimentar e homeopatia na agropecuária foram alguns dos assuntos abordados nas oficinas.

Genilson Tadeu considerou muito promissor o encontro que permitiu a discussão de temas muito relevantes. "O ForEA é uma grande oportunidade para se discutir os principais problemas e desafios ambientais da nossa região e, também, para apontar caminhos e possíveis soluções visando a recuperação e preservação dos recursos naturais, tendo como principais instrumentos a educação e a consolidação de grandes parcerias.", destacou o secretário que, oportunamente, apresentou um pouco dos projetos e programas ambientais em andamento do município de Mutum.

Para Karone Marllus o esforço conjunto envolvendo o meio acadêmico, o Poder Público e a sociedade civil é fundamental para efetivar as ações em prol do meio ambiente. "Eventos como o ForEA acadêmico são muito importantes para a busca, planejamento, implementação, acompanhamento e avaliação de soluções no sentido de promover a exploração sustentável do meio ambiente, permitindo o desenvolvimento econômico necessário e, ao mesmo tempo, o devido cuidado com a natureza.", ressaltou. 

Genilson Tadeu e Karone participaram de duas oficinas, uma sobre a construção e uso do pluviômetro na agricultura e outra sobre mecanismos para contenção e água de chuva, visando a revitalização das nascentes e a redução do assoreamento e das enchentes.

A imagem pode conter: 1 pessoaA professora e coordenadora do ForEA Acadêmico, Maria Aparecida Salles Franco, ressaltou, na abertura do Fórum, o papel essencial da Agroecologia. "A Agroecologia é um dos principais caminhos para o efetivo alcance da ecoeficiência na agropecuária pois, além da sua abordagem sustentável  quanto ao meio ambiente, garante uma vida mais saudável para todos os envolvidos.", frisou.

Essa edição do ForEA foi promovida pela Univertix em parceria com o IEF (Instituto Estadual de Floresas) e a Superintendência de Regional de Ensino de Manhuaçu, contando com o apoio do CBH Manhuaçu.

Saiba mais sobre o evento acessando www.univertix.net 


Oficina “Construção e uso do Pluviômetro e sua
importância para a produção agrícola sustentável”
 21 / 10 / 2017

DESTAQUES - Confira as notícias em destaque no site do PV Mutum

Comitiva verde é recebida pelo Deputado Cássio Soares em BH

60 mil reais foram garantidos para a saúde e novos projetos foram iniciados. O Deputado Estadual Cássio Soares (PSD), apoiado pelo PV de ...