I Encontro de Educação Inclusiva é promovido pela Secretaria Municipal de Educação

A Secretaria Municipal de Educação de Mutum, gerida pela professora Sandra Guter Ferreira Teixeira (PV), promoveu no dia 23 de Fevereiro de 2018, o I ENCONTRO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA, realizado na Escola Municipal de Educação Infantil Gentil Simões Caldeira. 

O encontro, coordenado pelo CAESEM - Centro de Atendimento Especializado da Educação Municipal, teve a participação especial da APAE - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Mutum e contou com a presença do vice-prefeito Eduardo Fonseca Teixeira, da Superintendente Regional de Ensino de Manhuaçu, Vitória Maria F. de M. Serri, da Coordenadora da Educação Inclusiva da SRE, Dulce Maria Campelo, da Inspetora Escolar Simone Pires, de diretores, professores e outros servidores municipais. Também compuseram a mesa a diretora Janeth Rodrigues Batista, a especialista Betânea Teixeira Rezende Moutinho, a professora Congeta Cristina, a Secretária Municipal de Desenvolvimento Social e Trabalho Eliz Regina da Silva Scherre (PV) e o Orientador Social Deivisson Henrique Rodrigues Pinto.

Os temas abordados enfatizaram os grandes desafios e, também, as conquistas em diversas atividades quanto à inclusão no ambiente escolar e na sociedade em geral, destacando as metas do Plano Municipal de Educação direcionadas às pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades, o acesso a educação básica e ao atendimento educacional especializado. 

A Especialista Ângela Maria Oliveira de Faria ressaltou as competências do CAESEM visando a promoção eficiente da educação inclusiva, especificamente na assistência aos alunos matriculados na rede municipal de ensino, com dificuldades de aprendizagem específica e aos alunos com necessidades especiais.

As psicólogas Adinélvia B.M Inoue e Wanessa Ferreira Fernandes, as Nutricionistas Vanessa Rosa e Silvia Martins trataram de atividades importantes desenvolvidas na rede municipal de ensino que muito ajudam tanto na inclusão dos alunos quanto no aperfeiçoamento do trabalho dos profissionais da educação.

Segundo Sandra Guter, a equipe da secretaria está, a cada dia, aprimorando os seus trabalhos visando atender os dispositivos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), n.º 9.394/96, especificamente no seu art.4.º, quanto ao atendimento especializado gratuito aos educandos com necessidades especiais, especialmente na rede regular de ensino. "Os serviços de apoio especializado permitem atender melhor as necessidades peculiares de cada aluno.", frisou a secretária. 

A educação inclusiva é uma concepção de ensino contemporânea que tem como objetivo garantir o direito de todos à educação. Ela pressupõe a igualdade de oportunidades e a valorização das diferenças humanas, contemplando, assim, as diversidades étnicas, sociais, culturais, intelectuais, físicas, sensoriais e de gênero inerentes aos seres humanos. Implica a transformação da cultura, das práticas e das políticas vigentes na escola e nos sistemas de ensino, de modo a garantir o acesso, a participação e a aprendizagem de todos, sem exceção. 
 

NOTÍCIAS  RELACIONADAS:
 
Fotos: Léo Gomes / SME-Prefeitura de Mutum

       

Veja mais fotos do encontro clicando aqui.

DESTAQUES - Confira as notícias em destaque no site do PV Mutum

Comitiva verde é recebida pelo Deputado Cássio Soares em BH

60 mil reais foram garantidos para a saúde e novos projetos foram iniciados. O Deputado Estadual Cássio Soares (PSD), apoiado pelo PV de ...