21 de abril - Dia do Rio São Manoel

Data é celebrada com lançamento de programas e ações de preservação.
O mês de abril foi marcado por vários eventos importantes por ocasião do dia do Rio São Manoel, celebrado em 21 de abril. Além de novas ações do projeto de revitalização da Bacia do Rio São Manoel, idealizado pela Paróquia de Mutum, foi  lançado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMADES) o programa PROHIDRO que visa promover a retenção de água por meio de barraginhas, caixas secas, proteção e recuperação de nascentes e outras atividades. Mutum também foi inserido do Movimento "Todos pelo Rio Doce" coordenado no município pela Semades em parceria com o Comitê da Bacia Hidrográfica das Águas do Rio Manhuaçu (CBH Manhuaçu) que pretende proteger centenas de nascentes em toda a bacia do Rio Doce até o mês de junho.  Outras ações com o apoio do Grupo Gênesis e outros voluntários também foram implementadas na cidade e na zona rural do município de Mutum.

A BACIA DO RIO SÃO MANOEL
O Rio São Manoel percorre o vasto território do município de Mutum (MG) e suas primeiras nascentes estão localizadas na Pedra Santa, distrito de Imbiruçu, na divisa com os municípios capixabas de Brejetuba e Ibatiba. O rio corta o Distrito de Ocidente, recebe as águas do Ribeirão de Humaitá, passa em Roseiral, atravessa a sede do município, onde abraça o Rio Mutum e, em Centenário, deságua no Rio José Pedro, na divisa com o município de Pocrane, que alguns quilômetros depois encontra-se com o Rio Manhuaçu, afluente do Rio Doce.
O Rio São Manoel é o segundo maior afluente da Bacia Hidrográfica do Rio Manhuaçu, com cerca de 100 km de extensão e uma área de drenagem de 1.153 km². Sua vazão média histórica é de 2.338 litros por segundo. A bacia do São Manoel que está praticamente toda inserida no território mutuense, tendo uma população de quase 27 mil habitantes.

INSTITUIÇÃO  DA  DATA 
Lei n.º 400/2004
O Dia do Rio São Manoel é comemorado no dia 21 de abril desde 2004 quando foi aprovada a Lei Municipal n.º 400. A instituição da data comemorativa deu-se por ocasião da realização da I Expedição do Rio São Manoel que percorreu toda a extensão do manancial mobilizando a comunidade quanto a necessidade de preservação dos recursos hídricos municipais.

O primeiro evento oficial foi realizado no alto da Pedra Santa, no Distrito de Imbiruçu, no dia 19 de abril de 2004, com uma caminhada ecológica e celebração de uma missa pelo Pe.Silas de Paula Barros. Simultaneamente, ocorria a Expedição do Rio Manhuaçu tendo como objetivo principal a criação do Comitê da Bacia Hidrográfica das Águas do Rio Manhuaçu (CBH Manhuaçu) ocorrida em 2005, sendo um grande avanço na gestão participativa dos recursos hídricos de cerca de trinta municípios da região.

A partir de 2004, são promovidas diversas ações envolvendo instituições públicas, entidades privadas e voluntários, principalmente com atividades de educação ambiental, estudos e gestos concretos de preservação dos recursos naturais no entorno do Rio.

DISTRIBUIÇÃO E PLANTIO DE MUDAS 
Plantio de mudas na região da foz do Rio Mutum
 Na tarde de sábado (21) foi feito o plantio de mudas na região da foz do Rio Mutum, onde se encontra com o Rio São Manoel, na região central da sede do município. Participaram da ação membros do Grupo Gênesis, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMADES), do Conselho Municipal de Defesa e Conservação do Meio Ambiente (CODEMA), do Comitê da Bacia Hidrográfica das Águas do Rio Manhuaçu (CBH Manhuaçu) e moradores ribeirinhos, da Avenida São Manoel.



Durante o mês de abril também foram distribuídas centenas de mudas na cidade e em várias comunidades rurais especialmente nas regiões de cabeceira, onde estão as principais nascentes dos Rios São Manoel e Mutum. 

PROJETO DE REVITALIZAÇÃO DO RIO SÃO MANOEL
Missa campal em Imbiruçu - 22/04/18
Estabelecida como meta pastoral em 2016 pela Assembleia da Paróquia de São Manoel, a revitalização da Bacia do São Manoel passou a ser uma das prioridades da comunidade paroquial tendo o especial apoio da SEMADES, CBH Manhuaçu, Grupo Gênesis, Instituto Terra, Sicoob e Coocafé através do programa Ecoáguas e Polícia Ambiental.

No domingo (22) foi realizada uma missa campal na cabeceira do Córrego Boa Esperança, distrito de Imbiruçu e, na ocasião, foram distribuídas centenas de mudas pela SEMADES, foi feito o cercamento e o plantio de mudas no entorno de uma nascente e construção de fossa séptica na propriedade do sr. Sebastião Feliz.

Fossa séptica
O projeto é coordenado pelo Padre José Marcelino, Marília Cândida e por uma comissão com representantes de produtores rurais, entidades de classe, instituições ambientais e voluntários.
Cercamento de nascente e plantio de mudas
As principais proposições do projeto são o cercamento de nascentes, a construção de fossas sépticas, biodigestores, distribuição e plantio de mudas, sugestão de projetos de lei, coleta e destinação correta de resíduos, campanhas e educação ambiental.

PROGRAMA PROHIDRO
Bacia do Rio São Manoel
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMADES), gerida por Genilson Tadeu Silva (PV), lançou o programa PROHIDRO (Programa Municipal de Apoio à Segurança Hídrica) que consiste essencialmente na promoção da melhoria da quantidade e da qualidade da água em todo o município. 

Segundo Genilson Tadeu, o programa irá disponibilizar estruturas intervencionais para a proteção e recuperação de nascentes e a contenção de sedimentos, a captação de água de chuva nos moldes de pequenas barragens e caixas secas visando o enriquecimento hídrico do lençol freático, tendo por justificativa a necessidade de adoção de medidas preventivas para implantarem, expandirem ou ampliarem estruturas para armazenamento de água das chuvas na bacia hidrográfica do Rio São Manoel e Afluentes como forma de compensação por serviços hidroambientais.

Retroescavadeira adquirida pela Prefeitura
O projeto da construção das “barraginhas”, denominado “ÁGUA PARA TODOS”  bem como os projetos e as ações de proteção e recuperação das nascentes, serão geridos pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semades) e deverão ser previamente aprovados pelo CODEMA (Conselho Municipal de Conservação e Defesa do Meio Ambiente) que, por Deliberação Normativa, estabelecerá os critérios operacionais, administrativos e financeiros de uso da máquina Escavadeira Hidráulica sobre esteira adquirida e disponibilizada pela Prefeitura para a execução do PROHIDRO.
Modelo de barraginhas

"O problema da escassez de água se resolve com gestão político-administrativa, técnica e educação para o uso encontrando o equilíbrio, sabendo que nessa relação há de se administrar os riscos. Nosso futuro está diretamente vinculado à precificação dos ativos ambientais que hoje estão sendo consumidos de graça.", ressalta Genilson Tadeu. 

MOVIMENTO "TODOS PELO RIO DOCE"
Reunião do CBH em Mutum - 11/04/18
Outra iniciativa importante em prol dos recursos hídricos foi a participação do município de Mutum no Movimento "Todos pelo Rio Doce", organizado por voluntários da sociedade civil com o objetivo de ajudar na restauração da bacia hidrográfica do Rio Doce da qual Mutum faz parte. A proteção de nascentes e a mobilização das pessoas é o foco do movimento que permitirá a doação de materiais e orientação técnica para cercamento de nascentes e outros cuidados com o meio ambiente.

Encontro em Roseiral - 17/04/18
Encontro em Humaitá - 12/04/18
O movimento conta com o relevante suporte do CBH Manhuaçu e é desenvolvido em Mutum pela SEMADES, contando com o apoio do Grupo Gênesis e Associações de Produtores Rurais. Os locais prioritários são as regiões mais altas do município como Imbiruçu, Humaitá, Ocidente e Santa Rita.

Saiba mais sobre o Movimento "Todos pelo Rio Doce" clicando aqui ou acessando o site oficial www.todospeloriodoce.com

NOTÍCIAS RELACIONADAS: 

DESTAQUES - Confira as notícias em destaque no site do PV Mutum

Comitiva verde é recebida pelo Deputado Cássio Soares em BH

60 mil reais foram garantidos para a saúde e novos projetos foram iniciados. O Deputado Estadual Cássio Soares (PSD), apoiado pelo PV de ...