Mutum participa do Movimento "Todos pelo Rio Doce"

Iniciativa visa proteger mil nascentes em um único dia.
Aconteceu no dia 11 de abril, na sede da UAITEC de Mutum, um encontro com membros do Comitê da Bacia Hidrográfica Águas do Rio Manhuaçu (CBH Manhuaçu), do qual participam o secretário municipal de meio ambiente, Genilson Tadeu Silva (PV) e o presidente do PV Mutum, Karone Marllus Rocha de Oliveira, representando a comunidade mutuense.
O tema central da reunião foi a participação do CBH e do município de Mutum no Movimento "Todos pelo Rio Doce" que é uma iniciativa de voluntários da sociedade civil com o objetivo de revitalizar a bacia hidrográfica do Rio Doce, com a proteção de centenas de nascentes e com ações de educação ambiental e outras práticas sustentáveis mobilizando milhares de pessoas e diversas instituições públicas e privadas de vários municípios componentes da bacia. 

O movimento terá o seu momento simbólico mais importante, com uma grande força-tarefa voluntária no dia 5 de junho de 2018, dia mundial do meio ambiente, com a proteção de centenas de nascentes de afluentes do Rio Doce.
Karone Marllus

Representantes de vários municípios da bacia do Rio Manhuaçu, da qual Mutum faz parte, definiram estratégias para a participação do comitê no Movimento, visando melhorar a quantidade e a qualidade da água dos rios da região que são fornecedores do Rio Doce, que é o principal manancial da macrobacia e dos Estados de Minas Gerais e  Espírito Santo. 

O presidente do CBH Manhuaçu, Senisi Rocha, apresentou o andamento dos trabalhos do Movimento como o projeto piloto promovido em março, as parcerias firmadas e as novas propostas que foram debatidas pelos participantes.

Genilson Tadeu
Oportunamente, o secretário Genilson Tadeu Silva (PV), que é o atual vice-presidente do CBH Manhuaçu, falou do programa de Revitalização da Bacia do Rio São Manoel realizado em parceria com o CBH, Grupo Gênesis, Paróquia de São Manoel e outros apoiadores. Tadeu apresentou também as regiões em Mutum onde serão desenvolvidas as atividades do Movimento, priorizando as áreas de cabeceira da Bacia do Rio São Manoel.



ENCONTRO EM HUMAITÁ
Encontro com produtores rurais em Humaitá
Encontro com produtores rurais em Humaitá
Na noite de quinta-feira, dia 12 de abril, o Distrito de Humaitá recebeu a visita do secretário Genilson Tadeu e de Karone Marllus, representando o CBH Manhuaçu, para apresentar os projetos do Programa "Todos pelo Rio Doce" e iniciar o processo de cadastramento dos produtores rurais que receberão gratuitamente os materiais para o cercamento e proteção de nascentes. Segundo o secretário, outras regiões também serão visitadas para sondar interessados e habilitados para serem contemplados com os materiais que serão doados pelo Movimento.
 
ENCONTRO EM ROSEIRAL
Encontro com produtores rurais e profissionais 
da educação em Roseiral
No dia 17 de abril foi o Distrito de Roseiral que  recebeu a comitiva que promove o Movimento em Mutum num encontro realizado na Escola Estadual Rita Teixeira de Lacerda com a participação de produtores rurais e profissionais da educação.  Além de Tadeu, Karone e o biólogo Genilson Tadeu Júnior, também esteve presente o representante da Funasa, Ângelo Teixeira que falou da ação da Vigilância Sanitária que irá fazer o recolhimento de pneus usados em todo o território do município na segunda quinzena de abril, visando combater a proliferação de vetores que causam doenças, além da poluição do meio ambiente.

Angelo Teixeira falando sobre a coleta de pneus usados
Genilson Tadeu




Saiba mais sobre o Movimento "Todos pelo Rio Doce" e participe: www.todospeloriodoce.com 

Acompanhe as ações do CBH acessando www.cbhmanhuacu.org.br 
13/04/2018 (Atualizado em 18/04/2018)
Fotos: Léo Gomes (MutumOnline.com).
.

NOTÍCIAS RELACIONADAS: 

CBH-Manhuaçu entrega 8 planos de saneamento para municípios da bacia

DESTAQUES - Confira as notícias em destaque no site do PV Mutum

Comitiva verde é recebida pelo Deputado Cássio Soares em BH

60 mil reais foram garantidos para a saúde e novos projetos foram iniciados. O Deputado Estadual Cássio Soares (PSD), apoiado pelo PV de ...