SEMASA inicia implantação do Programa PROHIDRO

Iniciativa visa promover o desenvolvimento hidroambiental em todo o município de Mutum.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Saneamento (SEMASA) lançou no primeiro semestre de 2018, o Programa Municipal de Apoio à Segurança Hídrica, o PROHIDRO, que tem como objetivo principal promover estudos, firmar parcerias e implementar projetos e diversas ações articuladas que permitam melhorias quanto a disponibilidade, a qualidade e o uso adequado da água em toda a bacia hidrográfica do Rio São Manoel. 

O PROHIDRO, que foi aprovado como Lei Municipal no dia 04/07/2018, trata da atuação do Poder Público Municipal em toda a bacia visando garantir a segurança hídrica do município de Mutum, bem como contribuir melhor com as macrobacias das quais faz parte, a partir de planos e estratégias discutidas e aprovadas pelo COMASB - Conselho Municipal de Meio Ambiente e Saneamento Básico. Com o programa e com outras frentes de trabalho, a SEMASA pretende, com metas a curto, médio e longo prazos, fomentar também avanços socioeconômicos sustentáveis, tendo como base o uso racional dos recursos hídricos e de outros recursos naturais.

Segundo o secretário municipal de meio ambiente, Genilson Tadeu Silva (PV),  o PROHIDRO irá disponibilizar estruturas intervencionais para a proteção e recuperação de nascentes e a contenção de sedimentos, a captação de água de chuva nos moldes de pequenas barragens e caixas secas visando o enriquecimento hídrico do lençol freático, tendo por justificativa a necessidade de adoção de medidas preventivas para implantarem, expandirem ou ampliarem estruturas para armazenamento de água das chuvas na bacia hidrográfica do Rio São Manoel e afluentes como forma de compensação por serviços hidroambientais.

Várias atividades já estão sendo desenvolvidas pela Prefeitura, por meio da SEMASA, com o apoio de importantes parceiros como o Grupo Gênesis, CBH Manhuaçu, Instituto Terra, Paróquia de São Manoel, sindicatos e associações e outros colaboradores, além do constante acompanhamento do Conselho Municipal de Meio Ambiente e Saneamento Básico (COMASB) e de suas Câmaras Técnicas. Confira nos links abaixo de notícias relacionadas algumas atividades que integram ou colaboram com o PROHIDRO. 

AQUISIÇÃO DE EQUIPAMENTOS
A Prefeitura adquiriu recentemente equipamentos específicos para os trabalhos abordados no PROHIDRO, especialmente uma retroescavadeira hidráulica que permitirá um melhor custo-benefício na realização das obras, atendendo em menor tempo e maior eficácia as demandas no extenso território municipal.  O Programa considera também a utilização de outros veículos e equipamentos da frota municipal e a aquisição de novos recursos para a ampliação dos trabalhos do programa e implementação de outros projetos. 

PROJETO "ÁGUA PARA TODOS"
Como parte do PROHIDRO, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Saneamento criou o Projeto "Água para Todos" cuja finalidade central é a construção de barraginhas, caixas secas e outros dispositivos para contenção de águas pluviais nas cabeceiras da bacia do Rio São Manoel, beneficiando produtores rurais com o armazenamento de água em suas propriedades e, ao mesmo tempo, diminuindo os impactos com as enchentes no curso de córregos e rios nas áreas rurais e urbanas. Vários produtores rurais já manifestaram o interesse em participar do projeto e já estão sendo pré-cadastrados para serem contemplados com os serviços.

ACORDO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA COM A COPASA 

No dia 30 de junho, foi assinado um acordo de cooperação técnica entre Prefeitura e COPASA, para implantação do Programa Pro-Mananciais, coordenado pela COPASA, cujo objetivo é planejar e implementar ações hidroambientais em parceria com o Executivo Municipal e representantes da comunidade local.

 

Nos dias 14 e 21 de junho, membros da COMASA e do COMASB reuniram-se para abordar a viabilização do Pro Mananciais em Mutum e, na ocasião foram eleitos os membros do COLMEIA (Coletivo Local de Meio Ambiente), órgão responsável pela garantia da implementação do Pro-Manciais de forma participativa e com responsabilidade compartilhada. Foram indicadas 26 instituições, entre públicas e privadas, para compor o COLMEIA, tendo sua coordenação assim composta: Genilson Tadeu Silva (Coordenador), Mário Teixeira de Souza (Suplente do Coordenador), Ronevon Huebra da Silva (Secretário-executivo), Marcelo Rodrigues Costa (Suplente do secretário-executivo), Karone Marllus Rocha de Oliveira (Responsável pela Comunicação), Olívio de Souza Araújo (Suplente da Comunicação). 

No dia 28 de junho foi realizada a primeira oficina do COLMEIA para elaborar o plano inicial para a efetivação do Pro-Mananciais da COPASA juntamente com o Programa ProHidro da SEMASA que, nesta primeira etapa, irá subsidiar o combustível para as máquinas utilizadas exclusivamente no programa. 




PROJETO PILOTO EM ALTO DOURADO
 A SEMASA, por deliberação do COMASB e do COLMEIA, decidiu iniciar as atividades do PROHIDRO na comunidade de Alto Dourado, entre os Distritos de Roseiral e Humaitá, por ser uma região estratégica para o abastecimento de água de Roseiral e importante contribuinte do Rio São Manoel que abastece a sede do município.  
Um encontro foi realizado em Alto Dourado no dia 19 de julho com a presença de lideranças e moradores da região e de representantes da SEMASA, do COLMEIA e do COMASB para apresentar o cronograma do programa e realizar o pré-cadastro dos interessados em participar do projeto "Água para Todos" nesta primeira etapa do Programa PROHIDRO na qual serão construídas as barraginhas.

APOIO DO DEPUTADO TIAGO ULISSES (PV)
O Deputado Estadual Tiago Ulisses (PV) desempenhou papel importante para a consolidação do ProHidro e outros projetos importantes. Genilson Tadeu, Olívio de Souza Araújo e Eliz Regina da Silva Scherre, acompanhados do assessor parlamentar Milton Barros estiveram na sede da COPASA, em Belo Horizonte, no dia 04 de maio de 2018, com o coordenador do Programa Pro-Mananciais João Bosco Senra, para solicitar, com o ofício n.º 005/2018, o apoio para a concretização do ProHidro, através do Pro-Mananciais pois, os programas tem objetivos semelhantes. 

Para o presidente do PV Mutum, Karone Marllus, que é vice-presidente do COMASB e membro do COLMEIA, a efetivação de tão relevante iniciativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Saneamento (SEMASA), implica em mais um grande e promissor passo para alcançar efetivos avanços na área ambiental. "Esse consistente programa, juntamente a outras iniciativas, permitirá, de fato, enfrentar grandes e recorrentes problemas como longos períodos de estiagem, inundações, comprometimento da produtividade rural e outras consequências que são inibidoras de desenvolvimento social e econômico. Produzir água é condição básica para quase tudo quanto se pensa em progresso e qualidade de vida.", frisou.

NOTÍCIAS  RELACIONADAS:
 20 / 07 / 2018

DESTAQUES - Confira as notícias em destaque no site do PV Mutum

Comitiva verde é recebida pelo Deputado Cássio Soares em BH

60 mil reais foram garantidos para a saúde e novos projetos foram iniciados. O Deputado Estadual Cássio Soares (PSD), apoiado pelo PV de ...