ADESC firma parceria com a FEDERAMINAS

Estratégias para o progresso socioeconômico dos municípios da região do Caparaó. 
André Farrath, Karone Marllus e Emílio Parolini
 
A ADESC (Agência de Desenvolvimento Econômico e Social do Caparaó) realizou a sua primeira reunião do ano na última segunda-feira (14/01/2019), em Manhuaçu, com a presença do presidente da FEDERAMINAS (Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado de Minas Gerais), Emílio Parolini, que foi recebido pelo presidente da ADESC, André Farrath e empresários e representantes de instituições de classe de vários municípios.
 
O município de Mutum esteve representado no encontro pelo presidente do PV Mutum, Karone Marllus, que é membro da ADESC e diretor da ACE&CDL de Mutum. O tema principal foi o estabelecimento de estratégias para fomentar o progresso socioeconômico dos municípios da região do Caparaó, envolvendo entidades associativistas, o novo governo do Estado e outros parceiros. Investimentos em energia fotovoltaica, o sistema tributário, melhorias na saúde e educação, segurança pública e o turismo regional tiveram destaque nas discussões.

Karone Marllus defendeu as principais demandas mutuenses, ressaltando as particularidades do município. “Mutum é o maior município em extensão do microterritório com 1250 km² e um dos maiores do Território do Caparaó com uma população estimada pelo IBGE em 28 mil habitantes e é um dos que mais carecem de políticas públicas consistentes e de outras iniciativas que possibilitem os avanços que a sua população tanto precisa e merece. Temos um enorme potencial que pode ser ainda melhor explorado, principalmente na agropecuária, no turismo, na cultura e em outras áreas que possam favorecer a industrialização, o comércio e a prestação de serviços de forma sustentável.”, destacou o empresário  mutuense. 

O presidente da ADESC, Andre Farrath, falou dos grandes e recorrentes desafios da região, destacando as potencialidades e as demandas primordiais dos municípios. O presidente da FEDERAMINAS, Emilio Parolini, apresentou os principais projetos da Federação e enfatizou as possibilidades de avanços envolvendo as Associações Comerciais e, também, mecanismos que podem favorecer parcerias com o Governo de Minas Gerais e com outras instituições que podem contribuir muito para discutir, planejar e executar ações importantes voltadas para o progresso econômico e consequente melhoria da qualidade de vida dos habitantes dos 24 municípios do microterritório Manhuaçu do Território do Caparaó.

Além de ser conterrâneo do Governador Romeu Zema, Emílio Parolini participou da equipe de transição de governo e deve assumir uma função importante no segundo escalão do Governo de Minas.

Na reunião foram lembradas as últimas e relevantes conquistas regionais resultantes de articulações da ADESC com o apoio de parceiros como a oferta de voos diários no aeroporto de Santo Amaro favorecendo o turismo e os negócios, a elevação para Companhia do Corpo de Bombeiros com a possibilidade de abertura de pelotões e postos avançados em outros municípios, a implantação do ADESC Card, promoção de eventos e celebração de convênios importantes entre outras realizações.
  
O Território de Desenvolvimento Caparaó é composto por 55 municípios distribuídos em três Microterritórios e conta com a população total de 675.711 habitantes. A extensão territorial é de 15.388,80 Km2. Segundo o IBGE, em 2012, a contribuição do Caparaó no PIB estadual foi de 2% (correspondente a R$7.996 milhões). Quanto às atividades econômicas regionais: o setor de serviços corresponde a cerca de 66,9% do total, superando a média estadual. O setor agropecuário corresponde a 18,7% do PIB no território.


NOTÍCIAS RELACIONADAS: 

DESTAQUES - Confira as notícias em destaque no site do PV Mutum

Comitiva verde é recebida pelo Deputado Cássio Soares em BH

60 mil reais foram garantidos para a saúde e novos projetos foram iniciados. O Deputado Estadual Cássio Soares (PSD), apoiado pelo PV de ...