CBH Manhuaçu realiza assembleia em Alto Caparaó

Programa PROHIDRO de Mutum é destaque no encontro.
Comitê da Bacia Hidrográfica Águas do Rio Manhuaçu (CBH Manhuaçu) realizou na última sexta (15/03/2019) em Alto Caparaó-MG a sua 8.ª reunião extraordinária com expressiva participação dos seus membros e de visitantes. O Prefeito José Gomes e sua Vice Alcineia Pinheiro, além do presidente da Câmara, vereador José Carlos Lovantino, prestigiaram a abertura do encontro que congregou dezenas de municípios representados por integrantes de instituições públicas municipais e estaduais e da sociedade civil.
Comitiva mutuense com o presidente do CBH Senisi
O município de Mutum esteve presente com uma das maiores comitivas entre membros do comitê e convidados. Participaram do evento Genilson Tadeu da Silva (PV), (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Saneamento Básico), o presidente do PV Mutum Karone Marllus Rocha de Oliveira (Associação Empresarial de Mutum), Henrique Gonçalves Pires (Sindicato dos Produtores Rurais), Vagner Márcio Silva (Associação Pró-Leite), Olívio de Souza Araujo (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Saneamento Básico), Marília Cândida (Paróquia São Manoel / Conselho Municipal de Meio Ambiente e Saneamento) e Johnny Mauro de Oliveira Prates (Associação Lar dos Idosos Desamparados Pe Julio Maria de Lombaerde / Conselho Municipal de Meio Ambiente e Saneamento).

O presidente do CBH Manhuaçu Senisi Rocha falou das últimas ações e projetos do comitê e destacou a parceria na continuidade do Movimento "Todos Pelo Rio Doce", que cercará mais dezoito nascentes na Bacia do Rio Manhuaçu, no próximo dia 22 de março, Dia Mundial da Água. 

Na ocasião, Genilson Tadeu (PV), que é vice-presidente do CBH Manhuaçu, apresentou o programa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Saneamento (SEMASA) denominado PROHIDRO (Programa Municipal de Segurança Hídrica), especificamente um dos projetos do programa chamado "Água para todos" que tem como objetivo principal implementar ações para contenção de água de chuva e sedimentos por meio de barraginhas, caixas secas e outras técnicas visando garantir a perenidade das nascentes, favorecer a recuperação de áreas degradadas entre outros benefícios no âmbito socioambiental.

O secretário de meio ambiente de Mutum, Genilson Tadeu, destacou o projeto piloto realizado na comunidade de Alto Dourado, região entre os distritos de Roseiral e Humaitá. "No período de um mês construímos 100 barraginhas e atendemos 17 proprietários rurais com cerca de 250 horas de serviços. Estimamos que as barragens e as demais intervenções permitirão reter um excepcional volume de água na região que abastece o Distrito de Roseiral e a sede do município de Mutum por meio do Rio São Manoel.", ressaltou Tadeu que também registrou que o projeto conta com o apoio da COPASA que fornece o combustível para o maquinário utilizado nas atividades. 

O presidente do Partido Verde, Karone Marllus, considera o PROHIDRO uma das mais importantes ações desenvolvidas pela SEMASA, gerida pelo PV na pessoa do secretário e gestor ambiental Genilson Tadeu. "Os trabalhos socioambientais realizados pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Saneamento têm contribuído significativamente para o progresso ecoeficiente do nosso município. O PROHIDRO e, especialmente, o projeto 'Água para Todos' tem provado que é possível crescer preservando e, ao mesmo tempo, colaborar muito para combater grandes problemas como a escassez de água, o assoreamento dos córregos e rios, enchentes e os consequentes impactos na agropecuária, principalmente para os pequenos produtores.", afirmou o dirigente que também é membro e vice-presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente e Saneamento (COMASB). 


Os principais assuntos abordados no encontro foram: a adequação do Regimento Interno à Deliberação Normativa nº 60 do Conselho Estadual de Recursos Hídricos de Minas Gerais, para fins de ajuste do prazo dos mandatos do Comitê; análise e aprovação do termo de referência para contratação da revisão do Plano Integrado de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Doce e elaboração da proposta de enquadramento, com a participação de Fabiano Henrique Alves, diretor técnico do IBIO; esclarecimentos sobre o atendimento da Agência de Bacia em 2019, pelo diretor geral do IBIO, Ricardo Valory; discussão do parecer ao processo de outorga da Pequena Central Hidrelétrica Sinceridade; relato sobre a reunião da CIEA – Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental da Zona da Mata; relato sobre o Seminário Técnico Comitê Iinterfederativo da Fundação Renova; e, a exposição do trabalho de construção de barraginhas no município de Mutum.

O CBH MANHUAÇU
O Comitê da Bacia Hidrográfica Águas do Rio Manhuaçu (CBH Manhuaçu) é um órgão colegiado que faz parte do Sistema Estadual de Gerenciamento de Recursos Hídricos, com caráter normativo, deliberativo e consultivo, sendo responsável pela promoção da gestão participativa dos recursos hídricos do Rio Manhuaçu e seus afluentes. As ações centrais do comitê visam manter um ambiente saudável e contribuir para a melhoria da qualidade e quantidade da água na bacia, propiciando qualidade de vida à comunidade. O CBH Manhuaçu é composto por 36 membros titulares e 36 suplentes, sendo: dezoito representantes do Poder Público, divididos de forma paritária entre o Estado e os Municípios da bacia; e dezoito representantes dos usuários e de entidades da sociedade civil ligadas aos recursos hídricos.

Atualmente, Mutum têm 6 representantes no CBH Manhuaçu: Genilson Tadeu da Silva (Prefeitura-SEMASA), Karone Marllus (ACE), Izabel Gonçalves Monteiro (CDL), Henrique Gonçalves Pires e Jarbas Pinheiro de Lacerda (Sindicato dos Produtores Rurais) e Vagner Márcio Silva (Pró-Leite). A bacia do Rio Manhuaçu faz parte da bacia do Rio Doce e abrange 32 municípios, uma área de 9.189 km quadrados e com uma população de mais de 300 mil habitantes. 

Saiba mais sobre os trabalhos do CBH acessando http://www.cbhmanhuacu.org.br

 16 / 03 / 2019
NOTÍCIAS RELACIONADAS 
Câmara aprova Projeto de Lei do Plano Municipal de Saneamento Básico

DESTAQUES - Confira as notícias em destaque no site do PV Mutum

Comitiva verde é recebida pelo Deputado Cássio Soares em BH

60 mil reais foram garantidos para a saúde e novos projetos foram iniciados. O Deputado Estadual Cássio Soares (PSD), apoiado pelo PV de ...