Distrito de Santa Rita do Mutum é criado

Foi publicada na Imprensa Oficial do Estado de Minas Gerais, em setembro, a criação do Distrito de Santa Rita do Mutum, cujo projeto é uma propositura dos membros do Partido Verde de Mutum, por iniciativa do morador de Santa Rita Cristiano Lopes Lourenço que é suplente de vereador do PV, contando com o apoio da Banda Verde da Câmara e do Executivo Municipal, especialmente por meio das Secretarias sob a gestão do PV.
 
Reunião com o Deputado Tiago Ulisses (PV) em Mutum
Os primeiros passos para elevar o então povoado de Santa Rita a Distrito foram dados em 2016 quando o Deputado Estadual Tiago Ulisses (PV) esteve em Mutum e o partido apresentou várias demandas municipais importantes e, entre elas, o desejo de promover melhorias na região de Santa Rita que compreende os povoados de Santa Maria, Santa Efigênia e Alto Santa Rita, além dos Córregos de São Roque, Floresta e parte do Distrito de Ocidente que pertence à bacia hidrográfica do Rio Mutum.
 
Em 2017, uma Comissão Especial formada por Genilson Tadeu, Eliz Regina, Sandra Guter, Karone Marllus, Neacir Pinheiro, Olívio Araújo, Dr. Itamar Arruda, Dr. André Lamarca e Cristiano Lopes ficou encarregada de coordenar o projeto. 
 
Sede do Distrito de Santa Rita
Os levantamentos iniciais foram feitos junto à prefeitura e aos moradores da região, bem como os primeiros contatos com a Fundação João Pinheiro que realizou os estudos e registros oficiais necessários. Foram profundamente verificados os
requisitos  sociais, técnicos, econômicos, jurídicos etc. para iniciar o processo e, também, foi feito um trabalho minucioso para consultar o interesse da população e de outros segmentos em tornar a região um novo distrito, considerando a abrangência geográfica, denominação e outros aspectos importantes. E a adesão popular à ideia, inclusive com abaixo-assinado, foi praticamente unânime e essencial para dar andamento aos trâmites junto aos órgãos competentes.
 
O novo Distrito também era ponto estratégico no projeto de zoneamento proposto pelo PV, sendo prioridade no Plano Municipal de Turismo da SETUR (Secretaria Municipal de Turismo), na época gerida pelo PV, principalmente por ter nesse território a Pedra Invejada e outros potenciais turísticos, ecológicos e econômicos.
 
Encontro na ALMG em Belo Horizonte com o Dep.Cássio Soares
Nos anos seguintes, os esforços avançaram tendo novos e importantes apoios como o Deputado Estadual Cássio Soares e Dr. Rômulo Ferraz. A Câmara Municipal, especialmente os vereadores verdes, Washington e Juarez Levindo e, mais adiante, de Dary Piloto e Zuzu, também, mobilizaram-se fortemente no sentido de viabilizar o projeto.
 
Reunião da Comissão do PV com o Prefeito Marçal
O prefeito João Batista Marçal abraçou a causa e, logo, encaminhou a demanda para os setores jurídico e de projetos da prefeitura e providenciou a assinatura do convênio com a Fundação João Pinheiro, sediada em Belo Horizonte, para consolidar os trabalhos exigidos pelas entidades governamentais e pela legislação específica. "O povo da região de Santa Rita merece essa atenção especial.", enfatizou o prefeito.
 
Reunião com o presidente da Câmara Municipal Washington Torres
Finalmente, em agosto de 2020, após a aprovação unânime na Câmara Municipal de Mutum, a Prefeitura publicou a Lei n.º 1063/2020 que trata da criação do Distrito de Santa Rita do Mutum, remarcando os limites territoriais, vilas e povoados abrangidos e as demais referências geográficas e técnicas em conformidade com os requisitos formais.
 
O vereador e presidente da Câmara Washington Torres disse que "O Legislativo acolhe e atende com satisfação essa reivindicação da comunidade de Santa Rita e, parabeniza pelos estudos e preparativos realizados pelo grupo do PV e pela iniciativa do Cristiano. Enalteço também o especial apoio da bancada verde de vereadores, a consideração do chefe do Executivo e o suporte dos deputados Tiago Ulisses e Cássio Soares.".
 
Cristiano Lopes considera a realização de um sonho dele e de muitos moradores da região que vislumbram mais avanços a partir da instalação do Distrito. "Realizamos a primeira parte de grande sonho que é trazer mais benfeitorias para a nossa comunidade e outras realizações que poderão beneficiar outras regiões do nosso município também. Agora, podemos buscar melhorias na área urbana da sede do distrito, mais serviços públicos, uma torre de telefonia celular, mais investimentos na saúde, educação, turismo e muito mais.", afirmou o suplente de vereador. 

O Secretário Municipal de Meio Ambiente, Genilson Tadeu, ressalta que um dos critérios de determinação da abrangência territorial foi que todo o distrito é uma grande bacia hidrográfica, contendo as primeiras nascentes do Rio Mutum. "O novo distrito tem características próprias quanto a hidrografia e outras riquezas naturais e a nova divisão territorial permitirá melhores planejamentos e ações voltadas para o desenvolvimento daquela região, especialmente na área socioambiental e, sobretudo, quanto ao saneamento básico, não só para a região de Santa Rita mas, para todo o município.", destacou. 

08 / 09 / 202
NOTÍCIAS  RELACIONADAS:

DESTAQUES - Confira as notícias em destaque no site do PV Mutum

Comitiva verde é recebida pelo Deputado Cássio Soares em BH

60 mil reais foram garantidos para a saúde e novos projetos foram iniciados. O Deputado Estadual Cássio Soares (PSD), apoiado pelo PV de ...