Entrega das obras estruturais do novo viveiro municipal

50 mil mudas por ano é a capacidade de produção do novo viveiro.  

Foi oficializada na tarde desta quinta-feira, 26 de novembro de 2020, a entrega simbólica da obra de construção civil do Viveiro Municipal “José Dutra Goulart – Major”, projeto de iniciativa da Secretaria de  Meio Ambiente e Saneamento (SEMASA) da Prefeitura Municipal de Mutum, que se viabiliza em parceria com a Transmissora Caminho do Café S.A. (TCC), pertencente a Holding Alupar, que é a maior companhia 100% privada e uma das maiores no segmento de transmissão de energia elétrica no Brasil, em termos de receita anual permitida (RAP).

O projeto idealizado o pelo Secretário Genilson Tadeu Silva (PV) tem sua denominação em justa homenagem ao saudoso “Major”, servidor municipal com marcante atuação na arborização e sombreamento das vias públicas e no ajardinamento da cidade, que tanto contribuiu para o conforto dos passantes e o embelezamento da cidade. O viveiro “José Dutra Goulart – Major” significa não somente a manutenção daqueles cuidados do zeloso funcionário de então, como também a conquista no bojo da administração municipal de espaço adequado para recuperação, aprimoramento e expansão de recursos e procedimentos relacionados ao cultivo e manejo das espécies botânicas para garantia do equilíbrio ecológico e consequente qualidade de vida rural e urbana.

A área onde foram realizadas as obras de construção civil do viveiro, totaliza 2.000 m² adquiridos por doação via compensação ambiental por ocasião da implantação do loteamento Esplanada onde está localizado, destinada à Prefeitura com a finalidade específica de implantação do viveiro municipal de espécies botânicas  através de documento registrado no Cartório de Registro de Imóveis. O projeto, desenvolvido pelo Poder Executivo, através da SEMASA, em parceria com  a Alupar, resulta dos compromissos da Companhia acerca do cumprimento de condicionantes ambientais dentro do processo de licenciamento, ficando estabelecida a sua viabilização pela relevância social, sobretudo em benefício dos proprietários rurais e da política de Educação Ambiental que enfatiza as ações de reflorestamento no processo de  sustentabilidade em território mutuense.

Para se  ter uma ideia da relevância da implantação deste projeto, basta observar que a produção de mudas na área do viveiro implantado no início do primeiro mandato da atual gestão, somada àquelas provenientes de parcerias com o IEF, o Instituto Terra e o CBH Manhuaçu provocaram valioso estreitamento nas relações entre proprietários rurais, educandários e comunidades rurais e a SEMASA, resultando na distribuição aproximada de 50.000 mudas ao longo dos anos, em atendimento a demanda da população.


O novo viveiro municipal que terá capacidade de produção média de 50.000 mudas anuais, nesta fase inicial contará com 164 m² de construção em alvenaria, constando de 2 galpões: o primeiro, projetado para depósito de insumos; almoxarifado para ferramentas; escritório e sala de projeção e multimídia; espaço de convívio; banheiro, vestiário e instalações sanitárias.  O segundo, será semi-aberto para trabalho e operações diversas.

Foram construídas 3 casas de vegetação,  ambas com estrutura em aço, com sistema de irrigação, o controle de temperatura e umidade e projetadas para oferecerem condições apropriadas de proteção no inverno, com sombreamento controlado, e com canteiros formando conjunto duplo de 100 bandejas alinhadas. A primeira casa de vegetação será nas dimensões de 6,00x10,00 m., em aço, filme polietileno e tela para sombreamento, com canteiros suspensos para bandejas com tubetes. A segunda casa será nas dimensões de12,00 x 10,00 m., com 9 canteiros no chão
em alvenaria no entorno, forradas por lona para aclimatação, com irrigação por aspersão, em área externa para rustificação, aclimatação e expedição.  Todo o pátio do Viveiro Municipal “José Dutra Goulart – MAJOR” foi coberto por brita e com inclinação própria para drenagem (2% ou superior). 

O sistema de irrigação será por bombeamento, com motobomba submersa de 1/2 cv, para o reservatório de água em tanque de PVGC flexível com capacidade de 10.000 litros, que alimenta todas as dependências por gravidade.

O secretário municipal de meio ambiente e saneamento, Genilson Tadeu (PV), comemora mais uma relevante conquista socioambiental. "Entregamos esta obra com a sensação de sonho realizado e dever cumprido, nós resta desejar que os futuros gestores municipais dêem o valor necessário a este patrimônio público de grande importância ambiental instituído por lei. Para que a gestão municipal concretize sua missão é necessário que no seu quadro de servidores procure valorizar profissionais habilitados para tais funções.", enfatizou.

Para o presidente do PV Mutum, Karone Marllus, a entrega das instalações do novo viveiro municipal representa mais um grande legado da administração municipal, especialmente da Secretaria de Meio Ambiente. "Um grande, moderno e promissor viveiro está sendo entregue à comunidade mutuense pela SEMASA, gerida competentemente pelo PV, na pessoa do secretário Tadeu, que viabilizou um exitoso trabalho com excepcionais conquistas socioambientais em nosso município.", ressaltou. 

 
 

Fotos: Léo Gomes (MutumOnline.com) 

27 / 11 / 2020


NOTÍCIAS  RELACIONADAS:

Genilson Tadeu é eleito presidente do CBH Manhuaçu

SEMASA cria Fundo Municipal de Saneamento Básico

Univértix promove Fórum Regional de Educação Ambiental

Mutum desenvolve projeto de educação em saúde ambiental

Membros do CODEMA de Mutum tomam posse

Código Ambiental Municipal de Mutum é aprovado na Câmara

SEMASA inicia implantação do Programa PROHIDRO

Câmara aprova projetos importantes voltados para a gestão ambiental 

SEMADES reivindica apoio da COPASA para o programa "Água para todos"

Câmara aprova Projeto de Lei do Plano Municipal de Saneamento Básico

PV cobra da COPASA a mudança do local de captação de água em Mutum 

Mutum participa do Movimento "Todos pelo Rio Doce"

CBH Manhuaçu promove reunião em Mutum

Paróquia lança projeto de revitalização do Rio São Manoel  

DESTAQUES - Confira as notícias em destaque no site do PV Mutum

Comitiva verde é recebida pelo Deputado Cássio Soares em BH

60 mil reais foram garantidos para a saúde e novos projetos foram iniciados. O Deputado Estadual Cássio Soares (PSD), apoiado pelo PV de ...