PV faz 3 vereadores e tem maior votação proporcional

Partido Verde de Mutum comemora mais uma relevante conquista em seus 11 anos de atuação, conseguindo a maior votação entre os partidos que participaram da disputa eleitoral proporcional de 2020, obtendo expressivos 3.933 votos, sendo 3.847 votos nominais e 86 por legenda e, assim, elegendo 3 vereadores para a Legislatura de 2021-2024. 

Vereadores verdes eleitos
O vereador mais votado dessa eleição é Washington Torres de Ocidente, do Partido Verde, com 1.042 votos, que é o atual presidente da Câmara e vai para o seu terceiro mandato. O veterano Dary Piloto teve 627 votos e vai para o seu sétimo mandato. Juarez Levindo, que vai pra o seu segundo mandato, recebeu 406 votos e completou a bancada verde que atuará a partir do próximo ano.

Suplentes de Vereador do PV

A média de votação dos candidatos verdes foi de 240,43 votos. Ficou como primeiro suplente de vereador na chapa do PV o candidato Cristiano Lopes, de Santa Rita, com expressivos 323 votos. Como segundo suplente ficou o candidato estreante Toninho Custódio com 282 votos. Leandro da Vala conquistou a terceira suplência com 278 votos. 

Entre as mulheres verdes, destacaram-se Simone Inspetora com 245 votos e Leidinha com 149 votos que ficaram como quarto e sexto suplentes, respectivamente. As cinco candidatas do Partido Verde (Simone, Leidinha, Ana Maria, Nélia Paula e Kiti) somaram 458 votos, ressaltando a relevância do PV Mulher (www.pvmulher.com.br) no município.

A Juventude Verde também teve grande destaque com os três candidatos Leandro, Leidinha e Fabiano Gari que totalizaram 516 votos, enaltecendo a força jovem verde mutuense. Leandro da Vala é dos jovens verdes que será diplomado como suplente de vereador. 

A Executiva Municipal do Partido Verde implementou um especial trabalho de capacitação e suporte aos candidatos verdes e, com o apoio dos filiados do partido e o excepcional empenho conjunto de todos, resultou na maior votação entre as chapas de vereadores conquistando o voto de confiança de quase 4 mil eleitores, sendo em sua grande maioria votos nominais, expressando fortemente a sua afinidade quanto as propostas dos candidatos do PV. 

A Câmara Municipal de Mutum tem 11 vagas para vereadores e nestas eleições teve uma renovação de 37% do parlamento, elegendo 4 novos vereadores e reconduzindo 7.  Além dos 3 vereadores do PV, foram reeleitos os vereadores Malvina da Saúde (PT) e Nélia da Saúde (PT), Reinaldo Rey (PTB) e Lizerim (Avante). Os vereadores novatos são Neneco (PT), Ronivaldo de Roseiral (Avante), Laeste de Imbiruçu (PDT) e Tião Balbino de Roseiral (PSD).  

As maiores bancadas partidárias foram as do PV e do PT com 3 vereadores cada legenda. O partido Avante elegeu 2 vereadores. PDT, PTB e PSD conseguiram 1 vereador cada um. Considerando os grupos partidários, os partidos da coligação "Mutum no rumo certo" (PT, PV, PDT, PTB e PSC) fizeram 8 vereadores. O partido Avante do prefeito eleito fez 2 vereadores.  A coligação "Por dias melhores Mutum" (PSL, PSD e MDB) conseguiu 1 vereador com o PSD. 

Na eleição majoritária, o prefeito eleito foi o atual vereador Paulo Antônio Alves (Paulinho do João Camilo), do Avante, com 7.859 votos (50,69%). O candidato do PT, Osmar Teixeira teve 7.067 votos (45,58%) e Eduardo Fonseca, do PSL, recebeu 578 votos (3,73%). Em 2020, com um eleitorado total de 21.021 pessoas, 16.490 (78,45%) eleitores mutuenses compareceram às urnas para escolher seus representantes. Foram 4.531 (21,55%) abstenções. 


O Partido Verde, constituído em 2009, teve a sua primeira empreitada eleitoral em 2010 apoiando o Deputado Estadual Tiago Ulisses (PV), obtendo expressivo resultado na votação para o deputado que viria a contribuir muito para a consolidação do partido no município. No primeiro pleito municipal, em 2012, o PV elegeu o prefeito Ronaldo e 3 vereadores (Washington, Nilton Rumão e Cobrinha). Em 2016, fez parte da coligação majoritária vencedora e foram 2 vereadores eleitos (Washington e Juarez). Em 2020, venceram 3 vereadores (Washington, Dary Piloto e Juarez). Os verdes também ocupam a presidência da Câmara desde 2013 com o vereador Washington sendo eleito 4 vezes para dirigir a mesa diretora do Legislativo Municipal quando foram implementadas importantes inovações na gestão e notável produtividade legislativa pela bancada verde. No Executivo, os verdes colaboraram muito para grandes avanços sociais atuando, principalmente, nas pastas do meio ambiente, educação, saúde, desenvolvimento social, obras, relações institucionais e fazenda, sempre primando pelo trabalho técnico e a participação social. A atuação efetiva na sociedade civil organizada também é uma forte característica dos militantes verdes que tem viabilizado significativas realizações em prol da sociedade mutuense em diversos segmentos sociais. 

16 / 11 / 2020

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DESTAQUES - Confira as notícias em destaque no site do PV Mutum

Comitiva verde é recebida pelo Deputado Cássio Soares em BH

60 mil reais foram garantidos para a saúde e novos projetos foram iniciados. O Deputado Estadual Cássio Soares (PSD), apoiado pelo PV de ...